Profissionais discutem os desafios do jornalismo feito nas universidades

Atividade proposta pelo Conexão UFRJ é parte do Festival do Conhecimento e será realizada na quarta-feira, 14/7, às 11h30

Quais as possibilidades do jornalismo feito nas universidades públicas brasileiras? Como notícias e reportagens veiculadas em canais institucionais podem promover o conhecimento e contribuir para o debate público? Estas e outras questões serão discutidas na quarta-feira, 14/7, às 11h30, no painel temático “Ciência e sociedade pelo olhar da reportagem: experiências e desafios do jornalismo feito nas universidades”.

A atividade, organizada pelo Conexão UFRJ – site e podcast de notícias da Universidade Federal do Rio de Janeiro –, é parte da programação do Festival do Conhecimento, que ocorre entre 12 e 16/7 de forma totalmente remota.

Participam do painel Rosyane Rodrigues, editora do Jornal Beira do Rio, da Universidade Federal do Pará (UFPA); Everton Cardoso, editor do Jornal da Universidade (JU), da Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Carolina Correia, repórter das editorias Saúde e Tecnologias do Conexão UFRJ; e Pedro Barreto, jornalista responsável pelo Setor de Comunicação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (Secom/CFCH) da UFRJ. Os convidados falarão sobre suas vivências como profissionais que atuam em Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e discutirão, por exemplo, como a cobertura das diferentes áreas do conhecimento pode ser feita tendo como princípio o interesse social.

Esta é a segunda edição do Festival do Conhecimento, que prevê o envolvimento de mais de 30 mil pessoas e traz como tema central a necessidade de imaginar e discutir quais os nossos “futuros possíveis” – tarefa que é, também, do jornalismo. Nas universidades públicas brasileiras, a produção jornalística é parte da comunicação organizacional e tem o dever de aproximar instituição e sociedade.

“Você está no lugar onde os debates acontecem, onde o conhecimento é produzido. Há uma enorme possibilidade de produção de conteúdo e de prestação de contas para a sociedade”, comenta Rosyane Rodrigues, da UFPA, à frente de um veículo com mais de 35 anos de existência.

“É uma grande missão; afinal, estamos no serviço público, cumprimos um papel social importante, participamos do processo formativo de muita gente, lidamos com conhecimento, com cultura, com ciência e tudo isso nos anima muito. Mas, ao mesmo tempo, é preciso ter um grande comprometimento para lidar com toda essa diversidade”, observa Everton Rodrigues, da UFRGS, que toda semana publica uma nova edição do JU, em circulação há quase 24 anos.

Para acompanhar o painel, busque o canal webTVUFRJ no YouTube, no dia do evento, e acesse a sala 5. Para conferir a programação completa do Festival do Conhecimento, clique aqui. E para se inscrever gratuitamente (com certificado ao final), acesse esta plataforma.

Arte: Caio Caldara (Coordcom/UFRJ)

O quê?
[Painel temático]