UFRJ tem mais de mil vagas abertas para cursos de graduação a distância

Inscrições terminam no dia 13/6 e ingresso é no segundo semestre

A UFRJ abriu 1.150 vagas em quatro cursos de graduação a distância para início no segundo semestre deste ano. Para concorrer, é preciso se inscrever no Vestibular 2021.2 do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj). As inscrições estão abertas pelo site e terminam em 13/6.

São 240 vagas para o curso de Ciências Contábeis, além de 910 para três licenciaturas, sendo 356 para Biologia, 375 para Física e 179 para Química. As oportunidades serão distribuídas assim:

• 30% das vagas são reservadas a candidatos oriundos do Enem 2018, 2019 ou 2020 que tenham cursado integralmente, com aprovação, todas as séries do ensino médio, ou equivalente, em estabelecimentos de ensino da rede pública brasileira;
  • 30% das vagas serão destinadas a candidatos oriundos do Enem 2018, 2019 ou 2020 na modalidade ampla concorrência;
  • 30% das vagas serão reservadas ao Vestibular Cederj 2021.2 na modalidade ampla concorrência; e
  • 10% das vagas serão destinadas a professores da rede pública.

As provas do Vestibular Cederj 2021.2 serão aplicadas no dia 11/7 com 45 questões de múltipla escolha, abrangendo tópicos de língua portuguesa e literatura brasileira, língua estrangeira (espanhol ou inglês), biologia, física, matemática, química, geografia e história, além da prova de redação. A taxa de inscrição no vestibular é de R$ 85, mas quem optar por concorrer à oferta de vagas da UFRJ pelo Enem ficará isento do pagamento. O resultado final está previsto para 2/8 e a matrícula será online nos dias 3 e 4/8.

Além da UFRJ, outras universidades também participam do consórcio e oferecem gratuitamente cursos de graduação a distância:

• Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com 965 vagas nos cursos de Biologia, Geografia e Pedagogia;
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), com 784 vagas nos cursos de Biologia, Pedagogia e Química;
  • Universidade Federal Fluminense (UFF), com 2.344 vagas nos cursos de Letras, Matemática, Computação, Segurança Pública, Administração Pública, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção;
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com 1.016 vagas nos cursos de Turismo e Administração;
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), com 865 vagas nos cursos de História, Matemática, Pedagogia e Turismo; e
  • Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), com 450 vagas nos cursos de Gestão em Turismo e Engenharia de Produção.

Cursos a distância

As graduações da UFRJ que operam na modalidade a distância garantem ao egresso o mesmo tipo de diploma que teria se estudasse presencialmente.

Os cursos têm material didático próprio, especialmente preparado para a educação a distância, incluindo impressos, videoaulas e recursos multimeios. Contam, ainda, com sistema de apoio à aprendizagem, baseado em duas formas de tutoria: presencial, que disponibiliza ao aluno dos períodos iniciais um encontro semanal de duas horas por disciplina no polo regional a que está vinculado; e a distância, em que o estudante tem acesso pela plataforma Cederj e por um telefone 0800 para todas as disciplinas. O processo de avaliação é realizado nos polos regionais, similar ao utilizado para aferir o desempenho dos alunos nos cursos presenciais das universidades. Nos polos regionais, o Cederj oferece também laboratórios didáticos de biologia, física e química, por exemplo. Saiba mais em https://www.cecierj.edu.br.