Falando sobre as estrelas

Projeto de extensão do campus Macaé debate astronomia e astrofísica

O Centro Interativo de Divulgação Científica (CIDC), projeto de extensão do campus Macaé, realiza, nos meses de junho e julho, um ciclo de colóquios que traz temas como buracos negros, objetos astronômicos e divulgação científica. O primeiro evento acontece no dia 18/6, no canal do CIDC no Youtube.

Fundado em 2011, o projeto busca abordar o ensino de ciências e física para alunos do ensino médio e da segunda etapa do fundamental. Por isso, a astronomia – um tema muito popular para esse público – se tornou o foco dos colóquios.

Segundo Bernardo Mattos Tavares, professor do campus Macaé e coordenador da iniciativa, há uma carência muito grande de espaços não formais de ensino, como museus, em Macaé e nas cidades próximas. Por isso, o foco do grupo é realizar exposições itinerantes sobre ciências exatas, sobretudo com foco em escolas dessas regiões.

Com a pandemia da COVID-19, o grupo passou a promover atividades nas redes sociais –principalmente em seu canal do Youtube – em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do campus.

Confira a programação do evento | Imagem: CIDC

“Aqui em Macaé há diversos cursos de graduação, como engenharias e química. Por isso, temos docentes que atuam no ciclo básico desses cursos. Entre eles, um grupo de físicos, do qual faço parte. Desde 2014, esse grupo integra o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), que também inclui docentes de engenharia e computação, com foco na melhoria do ensino de física e ciências nas escolas. Nossos alunos do mestrado são professores de física, mas nem todos são licenciados nessa área. Muitos têm formação diversa, como matemática, biologia, química e pedagogia. Os colóquios também podem ser úteis para esse público”, conta Mattos Tavares.

A segunda rodada de colóquios acontece nos dias 18/6, 25/6, 2/7 e 9/7. Os interessados podem participar do evento pelo canal do CIDC no Youtube. Acompanhe também o projeto extensão no Facebook e no Instagram.