Um novo portal de eventos para a UFRJ

Sob nova roupagem, site reúne os eventos da Universidade

Reunir todos os eventos produzidos pela UFRJ em um mesmo local é o objetivo do Portal de Eventos, que foi repaginado recentemente. Produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom/UFRJ), o portal divulgou, só em 2020, cerca de 400 eventos, alcançando uma média de 4,5 milhões de pessoas. Para se ter uma ideia, entre 17/2/2020 e 16/2/2021, 99 mil usuários visitaram a plataforma 137 mil vezes, constituindo 278 mil exibições de páginas.

Divulgar os eventos da maior universidade federal do país é uma grande responsabilidade porque envolve diversidade e um grande volume de dados. Para dar conta do desafio, as Diretorias de Design & Tecnologia e de Mídias Criativas da Coordcom reestruturaram o site.

“O novo Portal de Eventos foi planejado em conjunto com a reformulação dos sites mantidos pela Coordcom, como o Portal da UFRJ, Conexão UFRJ e Panorama UFRJ, o próximo a ser reformulado. Desde a época de sua criação, em julho de 2013, o portal utilizava ferramentas genéricas do WordPress. O projeto de reformulação manteve características positivas e buscou aprimorar a interface (UI) e a experiência do usuário (UX). O novo Portal de Eventos utiliza tema desenvolvido pela nossa equipe com o objetivo de padronizar os sites da UFRJ. Além de reorganizar a navegação e o conteúdo, o time também providenciou a tradução para o português do formulário de cadastro de eventos e sua implementação na ferramenta”, afirma Claudia Mendes, diretora de Design & Tecnologia da Coordcom.

Para Ricardo Pereira, que gerencia o portal, a iniciativa é importante para a Universidade. “É um grande desafio dar conta de prospectar e divulgar as centenas de eventos promovidos pela UFRJ anualmente”, diz Ricardo, salientando que a instituição produz cerca de 500 eventos todo ano. “O seu formato, inovador na época, permitiu que toda a comunidade participasse da construção do conteúdo com tempo adequado de divulgação, convertendo na audiência necessária ao sucesso desses eventos. Hoje em dia, nossos usuários já aguardam os boletins que anunciam os próximos eventos”, completa Ricardo.

Nas etapas seguintes, ainda estão previstas melhorias, como campo de busca por palavras-chave, calendário de eventos, espaços para eventos, mapa de eventos, templates de artes para divulgação dos eventos, entre outras.

Sobre o Portal de Eventos

O Portal de Eventos da UFRJ é um canal autônomo no qual organizadores e interessados podem cadastrar e divulgar seus eventos. A Coordcom faz curadoria, moderação e ajustes pontuais que garantam a veracidade e a qualidade dos conteúdos, além de certificar que apenas eventos autênticos, que são da própria Universidade e que são norteados pelo interesse público, sejam postados.

A circulação de saberes da Universidade não se dá apenas nas aulas, mas de formas diversas: conferências, simpósios, encontros, reuniões, workshops, congressos etc. Garantir a ampla divulgação desses eventos é, portanto, papel primordial da Coordcom, no cumprimento de sua missão institucional maior: a de atuar como mecanismo comunicacional integrador da Universidade com as suas unidades acadêmicas e a sociedade em geral e garantir a ideia máxima da universidade pública, gratuita, laica, autônoma, inclusiva, de excelência e inovadora.

Essa missão se torna ainda mais importante no período da pandemia, em que as unidades não podem usar seus murais e outros espaços para colar cartazes de divulgação de eventos – eventos esses que também precisam acontecer com exclusividade no ambiente virtual.

Cadastre aqui o seu evento.

Se tiver dúvidas ou sugestões, envie uma mensagem.