UFRJ concede título honoris causa a renomado estatístico inglês

Professor Adrian Smith é reconhecido por ter contribuído para a evolução da ciência estatística no mundo

A Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) concedeu, no dia 4/12, o título de doutor honoris causa ao professor Adrian Smith, renomado matemático, estatístico e administrador científico mundial. A indicação da homenagem foi feita pelo professor emérito da UFRJ Basílio Pereira e aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni). A cerimônia foi realizada no Simpósio do Instituto do Coração Edson Saad (Ices).

O professor Adrian Smith é considerado uma figura eminente em se tratando das grandes mudanças que a estatística sofreu no início do século XXI com a chegada de ferramentas computacionais. Smith publicou um artigo na última década apresentando uma nova técnica estatística: MCMC ou Monte Carlo via cadeias de Markov. Essa ferramenta auxiliaria a viabilização da abordagem Bayesiana, um dos principais modelos que regem a ciência estatística. Tornou-se, na virada dos anos 2000, um dos dez estatísticos mais citados no mundo.

“A associação do nome de Adrian à UFRJ é uma vitória para o DME (Pós-Graduação em Estatística da UFRJ) e para a estatística nacional como um todo e honra toda a comunidade de estatística brasileira”, destaca o site do Instituto de Matemática da UFRJ.

Denise Carvalho, reitora da UFRJ, reconheceu a importância de Smith para a área da estatística: “Ele é um dos melhores estatísticos do mundo nos casos recentes. Teve a aprovação unânime do Conselho Universitário para o recebimento desse título em uma das maiores instituições de ensino federal deste país”.

O docente inglês conheceu a UFRJ em 1980 ao participar do Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística e visitou o Instituto de Matemática. O destacado professor já atuou como diretor na Queen Mary of London e no Instituto Alan Turing e como vice-chanceler na Universidade de Londres. Foi diretor geral de Conhecimento e Inovação no Departamento de Negócios, Inovação e Habilidades do Governo do Reino Unido (similar ao Ministério da Ciência ) entre 2008 e 2012, liderando uma revisão do ensino de Matemática para jovens de 16 a 18 anos.

No final de novembro, Adrian Smith se tornou presidente da Royal Society, a Academia Nacional de Ciências do Reino Unido.