Pelo Campus Tecnologias

Ciência pela vida

Evento comemorativo do mês da Ciência, Tecnologia e Inovações tem como destaque a inteligência artificial

A pandemia da COVID-19 impôs a interrupção de atividades da UFRJ e o aprendizado de novas formas de se espalhar conhecimento. Nesse contexto, a Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) realiza até o dia 29/10, como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o evento on-line Inteligência Artificial: a Ciência pela Vida.

Com o cancelamento da Semana de Integração Acadêmica (Siac), a Superintendência de Integração e Articulação (Siarte) da PR-5 fez uma consulta a diversos setores da Universidade para a produção de um evento de promoção à ciência e à tecnologia durante a semana comemorativa. Com a ajuda de toda a comunidade universitária por meio de um formulário on-line, foram levantados temas e projetos para a iniciativa virtual.

Marize Figueira, coordenadora de Integração e Articulação da PR-5, explica que a programação foi montada a partir das contribuições de diversas unidades, com atividades gravadas e ao vivo durante os dez dias de evento.

“Todo o conteúdo será aberto ao público de estudantes e professores da educação básica e alunos, docentes e técnicos da UFRJ, além de toda a sociedade civil”, conta.

Com transmissão pelo canal do Youtube da pró-reitoria, o evento conta com palestras sobre ciência e cultura popular no combate à COVID-19, telemonitoramento de pacientes com infecções contagiosas, entre outros temas que mostram como a tecnologia e a pesquisa científica podem auxiliar na saúde e na vida da população.

Segundo Figueira, o intuito do evento é articular as atividades desenvolvidas e mostrar o trabalho da UFRJ para a sociedade.

“A programação foi pensada pela Siarte para ampliar a divulgação e popularização dos conhecimentos e da produção científica, tecnológica, artística e cultural da Universidade”, explica.

Confira a programação completa aqui. Assista ao evento no canal da Pró-Reitoria de Extensão no Youtube.