UFRJ de casa virtual nova

Com foco na experiência do usuário, o novo portal da UFRJ está no ar

ATUALIZADO ÀS 13H45 DE 1/9/2020

A UFRJ está de casa virtual nova! Mais dinâmico e arrojado, o novo portal da Universidade foi lançado nesta terça-feira, 1/9. A reforma da casa foi ampla, mas o endereço é o mesmo: www.ufrj.br. É um presente para a UFRJ, que completa 100 anos neste mês. O novo site é responsivo, ou seja, adapta-se bem a uma variedade de resoluções e telas (celulares, por exemplo, de onde partem mais acessos ao portal). Agora, o site prioriza as informações mais buscadas pelos usuários.

Desenvolvido pela Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom), o novo portal começou a ser planejado em 2018, quando o incêndio do Museu Nacional evidenciou a necessidade de a UFRJ contar com canais de comunicação mais ágeis e transparentes. Para isso, o primeiro passo foi reforçar a equipe de programadores da Coordcom, com a colaboração da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) e da Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC).

Reforçar a equipe de programadores da Coordcom foi fundamental | Foto: Artur Moês (Coordcom/UFRJ)

Segundo Claudia Mendes, diretora de Design e Tecnologia da Coordcom, a reformulação do portal teve por base escutar os visitantes desta casa virtual.

“A premissa do projeto era adequar o portal às necessidades dos usuários, contrabalançando a tendência de reproduzir no site a estrutura administrativa da Universidade. ‘Ouvir e falar para fora’ foi o mote”, conta Claudia.

O novo portal contém os destaques do Conexão UFRJ, o site de notícias da Universidade, informes da Reitoria, eventos, links para acesso rápido e muito mais.

Para Sergio Duque Estrada, coordenador da Coordcom, o novo site é uma oportunidade para a UFRJ. “Em um mundo cada vez mais conectado, as instituições públicas encontram-se desafiadas a atuarem num espaço que exige cada vez mais visibilidade, compartilhamento e interatividade, característica essencial das novas mídias e fundamental no relacionamento com os públicos na atualidade”, afirma.

“É fundamental promover uma comunicação sintonizada com o seu tempo, e o novo portal da UFRJ se encaixa nesta tendência mundial, mesclando informação e tecnologia para difundir o conhecimento produzido na UFRJ junto à comunidade universitária e à sociedade”, complementa Sergio.

Pesquisa como base

Diversas pesquisas foram conduzidas, sendo a primeira delas um questionário a fim de conhecer melhor o perfil das pessoas que acessam o portal e mapear os interesses e dificuldades. A pesquisa contou com cerca de quatro mil participantes. Aliados a estatísticas de acesso fornecidas pelo Google Analytics, os resultados orientaram a reformulação da navegação do portal.

Segundo Claudia, o planejamento visual se pautou pelos princípios de acessibilidade preconizados pelas Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (WCAG, em inglês). Além disso, foi feita uma análise estratégica das melhores práticas em portais de universidades de referência, tais como a Universidade Harvard, a Universidade Stanford, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ao longo de 2019 e 2020, a aplicação do novo modelo foi testada em vários sites com diferentes níveis de complexidade (como Coronavírus, Conexão UFRJ e Sala de Imprensa), e os feedbacks positivos validaram a proposta.

“O novo portal, além da orientação pela experiência do usuário e acessibilidade, é responsivo para leitura em dispositivos móveis e oferece suporte a múltiplos idiomas, apoiando a internacionalização da Universidade”, conclui Claudia.

Assista ao vídeo de lançamento