Institucional Pelo Campus

Kits internet agora para estudantes do Colégio de Aplicação da UFRJ

Inscrições para os programas de assistência estão abertas de 27 a 31/7

Estão abertas as inscrições para dois programas de assistência digital aos alunos do Colégio de Aplicação (CAp/UFRJ). Os editais são iniciativa da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PR-7), que utilizará verba da Universidade para o investimento nos estudantes. As inscrições se encerram nesta sexta-feira, 31/7.

Nos mesmos moldes dos programas oferecidos aos estudantes de graduação e pós-graduação, os novos auxílios têm por objetivo democratizar e ampliar as condições de permanência no CAp/UFRJ.

Para Maria Galvão, diretora do Colégio, a iniciativa é muito relevante. “O lançamento dos editais de auxílio emergencial e de inclusão digital para a educação básica estava sendo aguardado com muita expectativa. São de extrema importância, pois possibilitarão a inclusão dos estudantes do CAp/UFRJ que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas atividades pedagógicas remotas implementadas pelo Colégio e em curso desde abril. Após a inclusão dos estudantes, o próximo passo será a discussão sobre a validação dessas atividades para o calendário letivo de 2020”, afirma Galvão.

Como funciona

São elegíveis para concorrer a um dos editais os estudantes com matrícula ativa do ensino fundamental ou médio do CAp/UFRJ e que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

Os estudantes que ingressaram no Colégio por meio de ações afirmativas que preveem renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio ou que sejam beneficiários do programa Bolsa Família não precisarão comprovar a renda. Os demais precisarão enviar declaração específica, disponível ao final de cada edital.

Conheça os editais

Programa de Auxílio Inclusão Digital – CAp/UFRJ (edital n° 256)

Este edital atenderá até 120 alunos nas seguintes modalidades de auxílio:

• Modalidade I (chip) – fornecimento de chip com franquia para utilização no território do estado do Rio de Janeiro.
  • Modalidade II (equipamento) – auxílio financeiro de R$ 1.000, pago em parcela única, para aquisição de equipamentos de informática.
  • Modalidade III (modem) – auxílio financeiro de R$ 100para os estudantes que anteriormente à publicação do edital já tenham equipamentos eletrônicos de informática que permitam acesso à internet, mas que eventualmente necessitem apenas da aquisição de modem para permitir o acesso.

O auxílio da modalidade I terá duração de seis meses, podendo ser renovado por mais seis, a depender dos efeitos da pandemia de COVID-19 e da disponibilidade de recursos financeiros.  Já o pagamento do auxílio nas modalidades II ou III será efetivado em parcela única.

Os responsáveis legais pelos estudantes contemplados com o auxílio na modalidade II ou III precisarão, obrigatoriamente, fazer a prestação de contas após a efetivação do pagamento do auxílio. O CAp/UFRJ lançará em seu site as orientações para o envio da documentação.

Leia aqui o edital na íntegra.

Auxílio Emergencial Temporário – CAp/UFRJ (edital n° 257)

Já este edital oferecerá um auxílio de R$ 200 mensais, por quatro meses, a estudantes da educação infantil, ensino fundamental e médio.

Leia aqui o edital na íntegra.

Acompanhe as datas

Inscrições: 27 a 31/7 – inscreva-se aqui