Categorias
Meio Ambiente Memória Sociedade

Bruno Latour fala à UFRJ sobre questões ambientais e crise global

Entrevista irá ao ar na sexta-feira, 26/6, pelo canal do Fórum de Ciência e Cultura no YouTube

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) e o Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) exibem, na próxima sexta-feira, 26/6, uma entrevista com o filósofo francês Bruno Latour sobre o lançamento nacional do livro Onde Aterrar? (Editora Bazar do Tempo).

Alyne Costa, filósofa e pesquisadora de pós-doutorado do FCC da UFRJ, conversou com o autor e explica a proposta da obra. “Latour é um filósofo já muito célebre, que tem pensado há bastante tempo a questão da mudança do clima. Eu acho que o sucesso desse livro se deve à maneira como ele conseguiu conectar o colapso climático às questões geopolíticas atuais, desde o aumento das desigualdades à ascensão da extrema-direita, passando pela crise migratória e pelo negacionismo climático”, comenta Alyne, que assina o posfácio da versão brasileira.

“A hipótese do livro é que as elites teriam entendido muito bem a gravidade do problema climático e decidido, com isso, garantir os seus privilégios e abandonar a população à própria sorte. Essa hipótese vai ficando cada vez mais forte quando vemos, na pandemia atual, tantos apelos pela retomada da produção em nome da economia, mesmo sabendo que o auge da crise está muito longe de passar. E o caso do Brasil nesse sentido é um dos exemplos mais trágicos”, explica a pesquisadora.

A entrevista vai ao ar, a partir das 16h, no canal do FCC no YouTube.