Institucional Memória

Rádio UFRJ estreia parceria em quadro da MEC AM

Participação no Educação em Revista, do programa Rádio Sociedade, incluirá veiculação de reportagens produzidas pela emissora universitária

A parceria entre a Rádio UFRJ e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) dá os primeiros passos após a assinatura do acordo de cooperação para o desenvolvimento de um canal FM educativo no Rio de Janeiro. A nova emissora universitária passa a participar quinzenalmente do quadro Educação em Revista, veiculado no programa Rádio Sociedade, apresentado por Dylan Araújo na Rádio MEC AM.

A estreia foi nesta segunda-feira, 22/6, às 8h20, com entrevista do diretor do Núcleo de Rádio e TV da UFRJ, professor Marcelo Kischinhevsky, que falou sobre a importância da parceria nas comemorações do centenário da Universidade Federal do Rio de Janeiro e sobre o papel da comunicação pública e educativa no enfrentamento à pandemia da COVID-19.

Segundo o gerente da Rádio MEC AM, Thiago Regotto, a ideia é de que a participação, em breve, passe a ser semanal. “Ficamos muito felizes de contar com a parceria da Rádio UFRJ na nossa programação. A Escola de Música da Universidade já é parceira de longa data da MEC FM, com programas de música clássica, e agora poderemos ampliar para a Rádio MEC AM e explorar outras áreas do conhecimento para celebrar os 100 anos da Universidade”, disse Regotto.

Para Kischinhevsky, o espaço é significativo e estratégico. “O programa tem o nome da pioneira emissora Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que iniciou transmissões regulares em 1923, graças à mobilização de intelectuais que lecionavam na antiga Universidade do Brasil, hoje UFRJ, como Edgard Roquette Pinto e Henrique Morize. A MEC AM é a herdeira desse projeto de país que tem a educação como um valor universal”, lembrou o diretor.

Pelo acordo, a EBC fornecerá quatro horas de programação diária à Rádio UFRJ, das quais uma de jornalismo da Rádio Nacional. A MEC AM deverá ser a principal parceira na oferta de conteúdos de alta qualidade, como o próprio Rádio Sociedade, a Rádio Animada (faixa infantil nas manhãs de sábado e domingo) e a Rádio Batuta (parceria com a web rádio do Instituto Moreira Salles).