Institucional Memória

Reitora da UFRJ recebe Prêmio Vozes da Resistência

Prêmio homenageou 15 brasileiros que protagonizaram a defesa da democracia no país

Por Ana Paula Jaume*

Na última sexta-feira (5/6), às 17h, a Liderança da Minoria na Câmara dos Deputados realizou uma transmissão virtual, em seu perfil oficial do Facebook, para a entrega simbólica do Prêmio Vozes da Resistência 2019. A cerimônia homenageou 15 brasileiros que protagonizaram a luta em defesa da democracia, dos direitos sociais e da justiça. A reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Carvalho, primeira mulher a ocupar o posto, foi um dos nomes premiados.

O evento foi aberto pela deputada federal e líder da frente, Jandira Feghali (PCdoB-RJ). A cerimônia ocorreria presencialmente em março na Câmara dos Deputados, mas precisou ser adiada devido à pandemia de COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

O deputado federal André Figueiredo (PDT-CE) foi quem entregou o prêmio à reitora da UFRJ. Ele ressaltou o destaque da instituição “tanto na formação de grandes profissionais do nosso país, quanto atualmente, cada vez mais, investindo em pesquisa e ciência com instrumentos propulsores de um novo Brasil (…) onde a educação pública de qualidade seja uma grande referência”.

Com o troféu − elaborado pela artista plástica Ana Durães − nas mãos, Denise comentou os desafios enfrentados neste ano:. “Estaremos juntos por um Brasil menos desigual, que olhe mais pelo povo e cuide mais das pessoas. Vamos enfrentar esta pandemia juntos, com compromisso social. Muito obrigada pelo prêmio!”

Os nomes premiados, indicados pelos seguidores das redes sociais da Liderança da Minoria na Câmara, destacaram-se devido à luta por direitos previdenciários e trabalhistas, por uma educação inclusiva, pela valorização da ciência e pesquisa, pela resistência dos povos tradicionais, pelo acesso a mais oportunidades e por valores democráticos.

Além de Denise, também receberam o Prêmio Vozes da Resistência 2019: Eduardo Moreira (economista e escritor), Selene Michelin (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação – CNTE), Mazé Moraes (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – Contag), Ubiraci Dantas (presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil – CGTB), Pedro Gorki (ex-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – Ubes), Raoni Metuktire (Luta pela Preservação da Amazônia), Felipe Santa Cruz (presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB), Nara Malbrigades (Projeto Flor de Maio), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Petra Costa (cineasta e diretora do documentário Democracia em Vertigem, indicado ao Oscar 2020), Preta Rara (historiadora e rapper), Zélia Duncan (cantora), Bela Gil (culinarista e apresentadora) e Paulo Henrique Amorim (jornalista, in memorian).

O encerramento da transmissão ficou por conta do deputado federal José Guimarães (PT-CE). Em seu discurso, ele deixou um convite de união aos homenageados “na luta contra o fascismo, pelos direitos e pela vida, pela defesa do Estado Democrático de Direito”.

Guimarães concluiu pedindo solidariedade em meio à pandemia: “O momento é de unir todas as forças que definem a democracia, as liberdades e, sobretudo, aquelas entidades que sempre caminharam ao lado do povo pobre, que precisa tanto da nossa solidariedade e do nosso apoio”.

*Extensionista, sob supervisão da Assessoria de Imprensa/Coordcom