Institucional Memória Saúde

Somos UFRJ, somos SUS

“SUS precisa se fortalecer”, afirma moção aprovada pelo Conselho Universitário

O Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da UFRJ, emitiu, na última terça-feira (2/6), uma moção de apoio ao Sistema Único de Saúde pelos seus 32 anos de existência.

“O SUS, cuja importância se agiganta no enfrentamento da atual pandemia, precisa se fortalecer mediante o inadiável compromisso do Estado”, diz trecho da moção.

Leia a manifestação do Consuni na íntegra:

A Saúde como direito inerente à cidadania traduz uma conquista recente na história da humanidade e foi garantida somente na última Constituição Brasileira. O Sistema Único de Saúde/SUS é a consequência natural desde direito e, através de sua rede de atenção primária, ambulatórios de atenção secundária, serviços de emergência, hospitais, rede de farmácias populares e inúmeros outros serviços direcionados ao acesso universal à Saúde, vem mudando a realidade e a qualidade de vida do povo brasileiro. O SUS, cuja importância se agiganta no enfrentamento da atual pandemia, precisa se fortalecer mediante o inadiável compromisso do Estado, no qual sejam superadas a contumaz escassez de recursos humanos e materiais e a falta de acesso integrado à rede terciária, em um país de dimensões continentais como o nosso. Fazem-se mister ações resolutivas e políticas públicas consistentes e duradouras que nos permitam enfrentar os desafios do presente e dotar a sociedade de um futuro mais igualitário e seguro. Desse modo, cumpre exaltar a relevância crucial do SUS na melhoria da Saúde e bem-estar da população e que se orgulha deste sistema, com abrangência única no mundo e quiçá a conquista mais preciosa da sociedade brasileira nos últimos 32 anos.

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro participou e sempre foi um ativo participante da construção do SUS. Em 1986 havia delegados do CCS na VIII Conferência Nacional de Saúde, diversos ex-alunos e professores ocuparam cargos nas estruturas do SUS, ao longo dos anos formamos profissionais de saúde dedicados ao SUS, os hospitais da UFRJ estão integrados à rede pública e desenvolvemos pesquisas voltadas à melhoria das condições de Saúde da população brasileira. Podemos afirmar que o crescimento de nossas atividades acadêmicas tem sido inspirado pelo compromisso com a redução das desigualdades na Saúde, princípio basilar do SUS. Somos simultaneamente formuladores das diretrizes do SUS e seus zelosos seguidores. O SUS nos diz respeito, seus sucessos e lacunas orientam nosso trabalho. Nesse momento, quando a pandemia do novo Coronavírus explicita a relevância do SUS, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em sessão extraordinária de 02 de junho de 2020, responde com energia e ritmo acelerado às necessidades de articular pesquisas com cuidados à saúde. Somos UFRJ. Somos SUS.