Institucional Memória

UFRJ lança catálogo de pesquisas sobre coronavírus para obter fundos

Publicação reúne estudos a serem desenvolvidos no combate à pandemia de COVID-19

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2) da UFRJ lançou o Catálogo de Projetos e Ações “A Ciência no Combate à COVID-19 e aos seus Efeitos Diretos e Indiretos”, que reúne atividades de laboratórios de diferentes unidades e áreas do saber da Universidade em busca de respostas para as consequências da pandemia provocada pelo vírus Sars-Cov-2, as formas de enfrentar as manifestações da doença no organismo humano e os efeitos diretos e indiretos da pandemia na sociedade.

O objetivo da elaboração do catálogo é angariar apoio financeiro para desenvolvimento e implementação de pesquisas na área. Na publicação, são apresentados os coordenadores e uma descrição sucinta dos projetos. Há também informações sobre a situação atual em que as pesquisas se encontram e suas estimativas de custo e conclusão. Um questionário online foi direcionado aos e-mails dos 1.456 laboratórios de pesquisa que compõem a base de dados da Universidade para que todas as informações pertinentes ao trabalho fossem incluídas no catálogo.

Nos últimos dias, a PR-2 tem recebido novos projetos para inclusão na publicação, de modo que em breve sairá uma lista atualizada, que será divulgada no site institucional da UFRJ. O catálogo foi apresentado pelo Grupo de Trabalho (GT) Multidisciplinar para Enfrentamento da COVID-19, instituído em fevereiro pela Reitoria da UFRJ e que se subdividiu em 25 frentes de atuação. Todos os dias, inclusive aos fins de semana, o GT discute soluções que possam ser aplicadas pela maior universidade federal do país.

Acesse aqui o catálogo.