Cultura Memória

Compartilhando Leituras divulga resultado de concurso literário

Melhores textos sobre o mundo pós-pandemia serão publicados em e-book

Por Ana Lucia Barreto,xa0Rebeca Calado/Extensionistas do Projeto Compartilhando Leituras;xa0e Pedro Barreto/Secom/CFCH

O projeto de extensão Compartilhando Leituras, da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), anunciou o resultado do concurso Produções em Tempos de Isolamento. Foram 676 textos recebidos de todas as regiões brasileiras, além de países como Angola, Estados Unidos e Portugal. O público também foi diverso: desde alunos da escola básica até professores universitários.

O decano do CFCH, Marcelo Macedo Corrêa e Castro, professor titular de Didática da Língua Portuguesa da Faculdade de Educação (FE), coordenou a banca que realizou a escolha das produções, composta por professores, equipe técnica da Decania do CFCH e extensionistas do projeto.

Os cinco melhores textos, de acordo com a banca, serão publicados no e-book do projeto Compartilhando Leituras. Os autores participarão de uma roda de conversa na UFRJ, assim que forem retomadas as atividades presenciais.

Confira abaixo a classificação (clique para acessar o texto):

1º colocado: Colheita (Thiago Luz); 2º colocado: Sobre o momento, a lógica e o bom senso: apenas uma flor, capitão (Samir Schneid); 3º colocado: Devoto para o futuro (Gustavo Fernandes); 4º colocado: Mundo novo (Heriete Takeda); 5º colocado: A quarentena e o tempo (Kíssila Muzy).

Além das cinco produções vencedoras, serão incluídos no e-book mais 26 textos classificados entre os finalistas (ver abaixo).xa0A coordenação do concurso entrará em contato com os autores para definir detalhes da premiação.

Confira abaixo a lista dos 26 textos finalistas:

Ainda não é o fim (Daiani da Silva Barbosa); Cordel do Covid 19 (Ricardo Evangelhista); A liberdade da quarentena (Bárbara Eufrazio); Pequenos e grandes heróis da quarentena (Paula Cocate e Maria Luiza Cocate); Morte e vida do amor nos tempos de vírus (Nilza M. Santos); O ato de sonhar (Isabela Pessoa); Uma carta pedacinho de sol (Bruna Moraes); Pequenos alentos & grandes sensações (Gabriel Cassar); Quando tudo isso passar… (Priscila Cruz); Lembra? (Sandro C. Rocha); Poeira de estrelas (Mariana Andrade); A direção do olhar (Flavia Lima Santos); (D)isolado (Nalva Santos); De repente, quarentena! (Ricardo Valentim); Ei! O que houve? (Maria de Fátima F. M. M. Bardano); Querido tempo (Taís Crema Remoli Ferreira); Humanos-Borboleta (Rebecca Reina); Convite 2020 (Estela Albuquerque); Pandemic (Jorge Abreu); Quarentena moderna (Victor Ribeiro); Lições de um vírus (Tatyana Marques); Apesar de tudo, feliz páscoa! (Matteo Pupillo); Pânico, confinamento e futuro (Vicente de Melo); Fôlego (Jonatan Magella); O lenço de Cássio (Renato Massari); Dorme que passa (Ceila Menezes).