Memória Sociedade

Empresa júnior da UFRJ lança campanha para ajudar pequenas empresas

Ayra Consultoria dá suporte gratuito a empreendedores

Por Ana Paula Jaume*

A Ayra Consultoria, empresa júnior de gestão de negócios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pensou em uma iniciativa para apoiar micro e pequenos empresários durante a pandemia de COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A empresa júnior lançou um site exclusivo, o Portal Geração de Valor, no intuito de dar suporte gratuito e tirar dúvidas dos empreendedores.

Com o isolamento social implementado para frear o avanço da pandemia, milhares de profissionais estão atravessando um período complicado. Muitos foram forçados a fechar a porta de seus negócios ou a se adaptar à crise.

Fato é que os tempos de coronavírus ressaltam as desigualdades e dificuldades presentes na sociedade atual. Iniciativas como a da Ayra podem gerar novas perspectivas de crescimento dos pequenos negócios ao tentarem minimizar os fortes efeitos econômicos advindos da COVID-19.

As áreas atendidas pela equipe de consultores da Ayra são: novos negócios, gestão financeira, marketing e vendas, gestão de processos e estratégia empresarial. Com interface de fácil compreensão, o site conta com um pequeno formulário a ser preenchido pelos interessados nos serviços oferecidos. Em poucos minutos, o empreendedor consegue solicitar atendimento. Veja o passo a passo:

1) Acesse o endereço https://materiais.ayraconsultoria.com.br/campanha-portal-geracao-de-valor.

2) Preencha uma ficha com seus dados para contato e diga a sua dúvida.

3) Clique em enviar.

Feito isso, os consultores receberão uma notificação por e-mail e responderão às suas questões.

A reportagem do Portal UFRJ conversou com o diretor comercial da empresa júnior, Vinícius Rodeio, sobre a novidade. Confira:

Portal UFRJ: Como surgiu a iniciativa?

Vinícius Rodeio: A Ayra sempre teve, como um dos seus focos, pequenos e médios empreendedores. Diante desta crise, percebemos que precisávamos ajudar de alguma forma o nosso público. Por isso, estruturamos essa iniciativa como uma das formas de impactar a sociedade e dar uma contribuição neste momento em que ela mais precisa. Sempre pensamos nisso por ser um dos focos da empresa e do Movimento Empresa Júnior como um todo. Inclusive, todo ano temos um Projeto Impacto, que realizamos de forma totalmente gratuita para algum empreendedor que deseje iniciar o seu negócio ou precise de apoio nas áreas com as quais trabalhamos, como novos negócios, finanças, marketing e vendas, processos e estratégia.

Portal UFRJ: Neste cenário econômico, devido à pandemia, de que forma o Portal Geração de Valor pode transformar as micro e pequenas empresas?

Vinícius Rodeio: O portal tem como intuito ajudar pequenas e médias empresas a se adaptarem neste período. Ele funciona pela nossa página (https://materiais.ayraconsultoria.com.br/campanha-portal-geracao-de-valor), que o empreendedor pode acessar e nela deixar algumas informações como nome, e-mail e telefone. Além disso, aconselhamos sempre que o empresário forneça informações as mais detalhadas possíveis, para que nossa equipe de consultores resolva de maneira rápida e direta o problema que está afetando a vida do empreendedor. A partir disso, no prazo máximo de 48 horas, um consultor da Ayra entrará em contato para dar os direcionamentos necessários ao empreendedor para solucionar a dúvida e trilhar o caminho do seu negócio neste período de quarentena. Por exemplo, você, que está com uma dúvida sobre como estruturar o caixa neste período ou até mesmo sobre quais devem ser os primeiros passos para implementar o delivery na sua loja, entre em contato conosco. Temos algumas dicas para ajudar.

Portal UFRJ: A Ayra já tinha feito alguma campanha como esta?

Vinícius Rodeio: Sim, temos isso como marca da nossa cultura. Além dos tradicionais projetos, realizamos ações com aqueles empreendedores que nem sempre têm investimento para começar sua ideia ou resolver alguma demanda da empresa. Quase todo ano, temos o Projeto Impacto, ação totalmente gratuita para o empreendedor. Muitas vezes, há um laço com causa socioambiental. Inclusive, o deste ano está nos últimos estágios e deve ser lançado em breve nas nossas redes sociais. Outra ação para pequenos e médios empreendedores ocorreu em 2011: o Código Aberto. Eu, particularmente, gosto muito de falar sobre isso. Naquela época, ainda estava no ensino fundamental, mas a Ayra já fazia história. Ainda no início da internet, sem aquela badalação toda, sem o boom, lançamos no nosso site o Código Aberto, que são planilhas editáveis para qualquer pessoa fazer o download e aplicar na realidade da sua empresa, de forma totalmente gratuita e rápida, com as mais diferentes usabilidades. Um exemplo é nossa planilha de fluxo de caixa, que é fundamental para qualquer empreendimento. Ela nos rendeu uma premiação no Encontro Nacional de Empresas Juniores (Enej).

A Ayra

Com quase 18 anos − a serem completados em 3/7 − e localizada no campus Praia Vermelha da UFRJ, a Ayra integra o Movimento Empresa Júnior (MEJ) e propõe soluções em gestão de negócios. O MEJ faz parte da Rio Júnior, confederação do estado, e da Brasil Júnior, federação nacional. O movimento propõe-se a causar impacto na vida dos empreendedores.

Alguns exemplos de segmentos atendidos pela empresa júnior são: plano de marketing, mapeamento de processos, plano financeiro, planejamento estratégico, análise e pesquisa de mercado.

A empresa júnior da UFRJ também já prestou serviços a clientes de grande relevância no mercado, como a cervejaria Ambev, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), Hortifruti e SulAmérica.

Assista ao vídeo de divulgação da campanha #ConteComAAyra, publicado no dia 19/5 no perfil oficial da empresa no Instagram.

Acesse o site da Ayra para mais informações.

*Extensionista, sob supervisão da Assessoria de Imprensa/Coordcom