Categorias
Memória Sociedade

UFRJ promove debate sobre Comunicação, Democracia e Direitos Humanos

Transmissão será pelo Facebook, no grupo Nepp-DH Debate

O acesso a informações confiáveis é fundamental para toda a população no combate à pandemia da COVID-19. Mas como buscar fontes seguras sobre prevenção, tratamento e demais cuidados em meio a tanta desinformação e fake news? Mesmo em canais jornalísticos, o que se sabe é que as pesquisas sobre o novo coronavírus ainda estão em andamento e os protocolos de combate (como o uso de máscaras, medicamentos etc.) podem mudar de um momento para o outro.

Ainda que a transmissão possa acometer todos indiscriminadamente, moradores de favelas, periferias e zonas rurais, trabalhadores informais, entre outros, estão certamente mais vulneráveis aos efeitos da doença em virtude  da precariedade sanitária nesses territórios e da dificuldade em permanecer em isolamento social. Para esse público, a comunicação eficiente, responsável e com foco na democracia e nos direitos humanos muitas vezes pode salvar vidas, prestando informações valiosas que farão a diferença entre a vida e a morte de pessoas.


Arte: Sérgio Lourenço/Nepp-DH

Para refletir sobre essas questões, o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (Nepp-DH) da UFRJ realiza, na próxima sexta-feira, dia 29, às 16h, o debate Comunicação, Democracia e Direitos Humanos. Transmitido pelo grupo Nepp-DH Debate, no Facebook, o evento contará com a presença de Hélio Euclides, jornalista do jornal Maré de Notícias; Ana Maria Leone de Jesus, assistente social, coordenadora da Unegro/Caxias e comunicadora popular; Akemi Nitahara, jornalista da Empresa Brasil de Comunicação e mestra em Comunicação pela ECO/UFRJ. A mediação ficará a cargo do professor Vantuil Pereira, diretor do Nepp-DH.

Assista, participe, troque experiências, saberes, opiniões e contribua para o avanço das reflexões sobre esses temas.

Clique aqui para acessar.