Institucional Memória

UFRJ e EBC assinam acordo de cooperação para canal FM

Rádio UFRJ já transmite em caráter experimental pela internet e a previsão é de que ocupe a frequência de 88,9 MHz no dial do Rio em 2021

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) assinaram acordo para operação conjunta de um canal educativo em Frequência Modulada (FM) no Rio de Janeiro. A Rádio UFRJ, que iniciou transmissões experimentais via internet, em outubro de 2019, na página www.radio.ufrj.br, poderá ser sintonizada na cidade do Rio de Janeiro na frequência 88,9 MHz, promovendo a divulgação científica e tecnológica e a comunicação pública e educativa. A programação da emissora está sendo desenvolvida pelo Núcleo de Rádio e TV (NRTV), órgão suplementar vinculado ao Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ.

O acordo foi assinado pela reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, e pelo diretor-presidente da EBC, Luiz Carlos Pereira Gomes, e publicado no Diário Oficial da União no dia 27/4/2020. Denise e Carlos Frederico Leão Rocha, vice-reitor da UFRJ, celebraram o acordo, que abre caminho para a realização de um sonho de várias gerações de estudantes e servidores.

“A criação de um canal FM educativo da UFRJ marca o ano do centenário da instituição e muito honra a comunidade acadêmica. É uma conquista há muito tempo esperada, que, neste difícil ano de 2020, se concretiza”, afirmaram. “A Rádio UFRJ é um instrumento fundamental para a transmissão de conhecimento científico, artístico e cultural, transversal a todas as áreas do saber. Que a UFRJ possa divulgar cada vez mais e irradiar o conhecimento produzido pelo povo brasileiro, despertando a emoção e nos livrando das agruras do dia a dia! Parabéns à Direção do Núcleo de Rádio e TV da UFRJ e à Coordenação do Fórum de Ciência e Cultura pela excelente atuação, que culminou com a realização desse antigo sonho da nossa comunidade!”

O diretor-presidente da EBC também destacou a importância da parceria: “O acordo de cooperação com a UFRJ, a maior universidade federal do país, é estratégico para a EBC, para o fortalecimento da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) e para a população, na medida em que amplia a veiculação de conteúdos educativos e culturais e possibilita a formação do público no Rio de Janeiro, por meio da Rádio UFRJ”.

Arte: Lena Benz/Rádio UFRJ

A coordenadora do FCC, Tatiana Roque, também comemorou o acordo, destacando o papel da Universidade de aprofundar o diálogo com a população como um todo, e não apenas apoiar a comunicação com a comunidade acadêmica: “É um grande marco a assinatura desse contrato. Uma rádio FM, com o alcance que tem, estará disponível para toda a comunidade da UFRJ e também pode nos levar para além de seus muros, justamente no momento em que a Universidade mais precisa se comunicar com a sociedade. Parabéns a todos que ajudaram, tanto antes quanto agora, na construção desse projeto!”

A reitora e o vice-reitor enfatizaram a importância da Universidade como espaço de construção do conhecimento e da informação: “Que cada vez mais boas notícias possam ser transmitidas, com a garantia da veracidade e da excelência acadêmica, o que é fundamental nesta época de tantas notícias falsas! A UFRJ mais uma vez rompe as barreiras e atua para o avanço da sociedade brasileira na fronteira do conhecimento e da divulgação científica”.

O diretor do NRTV, Marcelo Kischinhevsky, destacou a importância do acordo de cooperação: “Estamos muito felizes, apesar do momento difícil que o Brasil e o mundo atravessam com a pandemia da COVID-19. É um passo fundamental para o fortalecimento da comunicação pública e educativa, que se preocupa com questões como diversidade, pluralidade, letramento digital, inclusão e acessibilidade. A EBC será uma parceira fantástica, porque reúne veículos com programação riquíssima, como a Rádio MEC AM, emissora pioneira no país, e a Rádio Nacional AM. E nós também esperamos contribuir para a consolidação da Rede Nacional de Comunicação Pública e da Rede de Rádios Universitárias do Brasil, gerando conteúdos qualificados, com a chancela do conhecimento produzido na UFRJ”.

A expectativa é de que as transmissões em FM sejam iniciadas no próximo ano. O estúdio principal será na Praia Vermelha, mas o NRTV trabalhará com uma rede de colaboradores, incluindo a Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom) da UFRJ e profissionais de comunicação de diversas unidades. Pelo acordo, a Rádio UFRJ FM retransmitirá quatro horas de programação diária da EBC, das quais uma hora, pelo menos, será de conteúdo informativo da tradicional Rádio Nacional AM.

Por enquanto, a Rádio UFRJ pode ser ouvida na página www.radio.ufrj.br. Suas reportagens, incluindo cobertura especial sobre a pandemia do novo coronavírus, estão disponíveis na forma de podcast nas seguintes plataformas de streaming:

Spotify

Deezer

Apple Podcasts

Google Podcasts

iHeartRadio

Spreaker

Castbox

Podcast Addict

Podchaser

A emissora também está no Facebook, no Instagramxa0e no Twitter.