Memória Tecnologias

Empresa do Parque Tecnológico conecta ações contra a COVID-19

Plataforma Plugue reúne informações sobre universidades, voluntários, inventores e empresas

Por Marcelo Kischinhevsky, da Rádio UFRJ*

O MJV Lab, laboratório de design, ciência de dados, tecnologia e arte da empresa MJV, instalada no Parque Tecnológico da UFRJ, desenvolveu o Plugue, plataforma que tem o objetivo de conectar grupos de trabalho de universidades a voluntários, inventores e empresas para combater a pandemia do novo coronavírus.

Em versão beta, o Plugue já cadastrou 14 iniciativas de instituições do Rio de Janeiro, como as universidades federais e a Fundação Oswaldo Cruz. Entre as iniciativas, estão o grupo SOS 3D Covid-19, que une voluntários para produzir equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde, e o Laboratório de Engenharia Pulmonar e Cardiovascular da Coppe/UFRJ, que desenvolve o VexCo, um ventilador usado em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para salvar pacientes com insuficiência respiratória grave. A ideia é permitir que esses grupos atuem em rede para enfrentar a Covid-19 de forma mais efetiva, promovendo o intercâmbio de materiais, como peças para equipamentos ou reagentes químicos, por exemplo, e o trabalho voluntário.

Glauber Guimarães, consultor de Inovação Aberta do MJV Lab, explica que a plataforma é um desdobramento de projeto anterior, o Mapa do Conhecimento, que visa integrar pesquisadores, laboratórios e publicações das mais diversas áreas da Universidade. Segundo Glauber, o Plugue é uma forma de concretizar ações de impacto positivo para a sociedade. “Na plataforma, os responsáveis pelas iniciativas podem buscar auxílios, que vão desde conhecimento e equipamentos até tecnologia e outros tipos de assistência. O objetivo do Plugue é somar esforços e potencializar soluções reais por meio da colaboração em rede”, afirma, acrescentando que a plataforma está em desenvolvimento contínuo por uma equipe formada por designers, desenvolvedores e uma jornalista.

O endereço da plataforma é plugue.io. O cadastro é gratuito e não há limite ao número de iniciativas.

* Para ouvir a Rádio UFRJ, clique aqui.