Nota de esclarecimento

Sobre o calendário acadêmico da UFRJ

foto: Artur Moês (Coordcom/UFRJ)

Sobre o calendário acadêmico da UFRJ

Um trecho recortado e descontextualizado da transmissão em vídeo da sessão ordinária desta quinta-feira (14/5) do Conselho Universitário (Consuni) circulou pela internet. No vídeo, Denise Carvalho, reitora da UFRJ, aparece falando sobre um suposto cancelamento de semestre, referindo-se ao risco pelo qual a Universidade passa.

A Reitoria esclarece e reitera que permanece válida a nota pública divulgada em 23/3, quando a UFRJ suspendeu as aulas por período indeterminado. É preciso destacar, ainda, que deliberações sobre o calendário acadêmico são atribuições do Conselho de Ensino de Graduação (CEG) e do Conselho de Ensino para Graduados (CEPG), e não da Reitoria, que, inclusive, não anseia pelo cancelamento do semestre nem deseja implementar ensino remoto sem que a comunidade universitária seja consultada.

Ademais, salientamos que o CEG organizou um grupo de trabalho composto por conselheiros representantes desse Conselho e da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1), com o objetivo de estudar e projetar as possibilidades de ação nos 176 cursos de graduação da UFRJ, tendo em vista o contexto atual de isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Esse grupo de trabalho está mapeando a realidade de suas unidades, por meio das Decanias e Direções de graduação. A equipe tem realizado reuniões semanalmente e todas as categorias (alunos, professores e técnicos-administrativos) têm representação.

O CEPG também criou uma força-tarefa para pesquisar meios de atuação frente à pandemia no que se refere a defesas de tese e dissertações, calendário acadêmico, editais, entre outros assuntos relacionados ao funcionamento da pós-graduação epesquisa.

14/05/2020
Reitoria da UFRJ