Memória Saúde Sociedade

A pandemia a partir da África e suas diásporas

Nutes continua série de debates nesta quarta-feira (13/5), às 10h

Nesta quarta-feira (13/05), às 10h, o Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (UFRJ) promove o seminário on-line Pandemia e Sul Global a partir da África e Suas Diásporas. A atividade faz parte do XIV Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica do Instituto Nutes, que vem lançando seu olhar sobre a COVID-19.

Mediados por Tamiris Rizzo, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Saúde (Nutes/UFRJ), participarão desse debate:

• Bas´IleleMalomalo: doutor em Sociologia (Unesp), nasceu na República do Congo e vive em São Paulo, onde faz seu pós-doutoramento no Instituto de Biociências (Unesp-Botucatu). É docente e líder do grupo de pesquisa África-Brasil: Produção de Conhecimento, Sociedade Civil, Desenvolvimento e Cidadania Global e do Centro dos Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (Cladin-Unesp);

• Bárbara Carine: doutora em Ensino de Química (Ufba/Uefs), brasileira, mãe, militante negra e docente da Ufba. É líder do grupo de pesquisa Diversidade e Criticidade nas Ciências Naturais e idealizadora da Escolinha Maria Felipa;

• Suzanne Harris: doutora em Filosofia e Comunicação (HKBU – China), nasceu no Malawi. É pesquisadora e fundadora da Changingthe Face of Africa (CTFOA) e atua com mídia e direitos humanos, com enfoque em sistemas de mídia no Sul Global, alfabetização crítica da mídia e identidade e representação étnicas. Sua apresentação será em inglês com tradução consecutiva.

O seminário será transmitido ao vivo pelo canal do Nutes no YouTube: bit.ly/NUTESaoVIVO. Para mais informações, acesse seminários@nutes.ufrj.br.

Arte: Nutes