Institucional Memória

Mensagem da Reitoria da UFRJ sobre o Dia do Trabalhador

“Nossos trabalhadores têm sido um exemplo de dedicação neste período singular da vida brasileira”, diz trecho da mensagem

O 1º de maio será sempre um dia de luta. Foi nessa data, em 1886, que trabalhadores se reuniram para lutar por direitos fundamentais, diretamente relacionados à sobrevivência. Mesmo diante da forte repressão imposta pelos organismos do Estado, que ficaram do lado dos opressores, era impossível não se dizer: basta! Daqui, não passarão! Assim, é um dia que marca o processo de libertação.

Este 1º de maio de 2020 encontra a humanidade novamente em busca de sobrevivência. Mas, desta vez, os trabalhadores produtores e difusores de conhecimento são os protagonistas da luta. Apenas com os fundamentos da ciência seremos capazes de vencer os desafios impostos pela COVID-19. Nunca os destinos da humanidade dependeram tanto de sua capacidade de pesquisa e de, por intermédio do conhecimento, encontrar soluções.

A Universidade tem um papel central como instituição de pesquisa, ensino e extensão e estamos juntos nesta nova guerra, investigando as características do vírus que nos ataca, desenvolvendo soluções para o diagnóstico, produzindo e criando novos insumos para hospitais, capacitando profissionais para esse enfrentamento que pode determinar o destino de nosso país. Em um período em que a ciência tem sido fortemente desvalorizada por autoridades governamentais, fica claro como ela e a educação são fundamentais para a nação brasileira. São os verdadeiros instrumentos da libertação.

Neste momento, cabe também uma palavra especial aos trabalhadores da saúde de nossos hospitais, centros de coleta e laboratórios de testagem. Eles estão na vanguarda, cuidando dos doentes, buscando soluções, presenciando sofrimento e mortes. Eles são os que enfrentam o perigo, os que se arriscam. São os que salvam vidas. A eles, nosso profundo agradecimento. São os nossos verdadeiros heróis.

Por fim, a toda a comunidade universitária, queremos dizer que temos muito orgulho de ser UFRJ. Nossa Universidade está se apresentando com sabedoria e coragem nesta crise. Nossos trabalhadores têm sido um exemplo de dedicação neste período singular da vida brasileira.

E, por favor, atendam às recomendações de distanciamento social dos organismos sanitários. Disso depende não só o seu bem-estar, mas o de todos nós.

1º/5/2020

Reitoria da UFRJ