Categorias
Meio Ambiente Memória

Na Nature, pesquisadores da UFRJ apontam emissão de CO2 acima da meta

Em 2030, o planeta estará com 22 bilhões de toneladas de CO2 além do limite fixado pelo Acordo de Paris

Estudo publicado pela revista Nature Communications, nesta quarta-feira (29/4), aponta que, em 2030, a emissão mundial de gases causadores do efeito estufa será 22,4 bilhões de toneladas de CO2-equivalente (22,4 GtCO2eq) acima do limite necessário para que o aquecimento global não supere 2º C acima dos níveis pré-industriais.

O artigo Taking stock of national climate policies to evaluate implementation of the Paris Agreement é assinado por pesquisadores de instituições de diversos países, entre eles Roberto Schaeffer e Pedro Rochedo, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), e Alexandre Koberle, doutor em Planejamento Energético pela Coppe.

Em resumo, se mantidas as políticas climáticas atuais, os países não cumprirão o Acordo de Paris. A situação fica ainda mais crítica quando considerada a recomendação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), que indica que o aquecimento global não deve superar 1,5º C. Nesse caso, o hiato será ainda maior: mais de 28,2 bilhões de toneladas de CO2 acima do limite.

Segundo Schaeffer, para que a conta feche até 2030, o uso de energia renovável deveria crescer 6,9%, e a eficiência energética pelo menos 9,6% (cenário de 2º C). Seguindo a recomendação do IPCC, no entanto, esses valores aumentam respectivamente para 13% e 17,5%. O estudo foi realizado a partir de bases de dados de políticas públicas dos sete maiores emissores de gases do efeito estufa – Brasil, China, Estados Unidos, Índia, Japão, Rússia e União Europeia – e de uma análise de cenários multimodelos.

As projeções apresentadas pela pesquisa servem como alerta para que todos os países acelerem a implementação de tecnologias renováveis e da eficiência energética. A recomendação vale tanto para grupos emergentes (como Brasil e Índia) quanto para nações em economias em transição (como a Rússia) e economias mais avançadas (como União Europeia, Japão e Estados Unidos).

Em 2023, serão avaliados os esforços combinados dos signatários do Acordo de Paris. De acordo com as estimativas do estudo, todos os países avaliados falhariam em atingir os próprios objetivos propostos em suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, em inglês). Mais distantes ainda estarão de cumprir o necessário para atingir as recomendações do IPCC, uma meta ainda mais ambiciosa, que limita o aquecimento global a 1,5º C.

O artigo recomenda, ainda, um cuidadoso redesenho das políticas climáticas em cooperação internacional para que as emissões de gases de efeito estufa simplesmente não migrem de um setor econômico para outro ou sejam transferidas entre países. Para isso, é necessário o aumento do poder regulatório dos diferentes governos. Modelos de avaliação integrada (IAMs, em inglês) desenvolvidos por pesquisadores do Programa de Planejamento Energético (PPE/Coppe) – como o Coffee, em nível global, e o Blues, em nível nacional – podem auxiliar nesse redesenho.

Guia para a implementação de políticas públicas

A publicação é resultado da maior compilação de dados de políticas climáticas já feita e transposta para IAMs no mundo. Foram utilizados nove modelos integrados de âmbito global e dez de âmbito nacional.

Este é o primeiro estudo, revisado por pares, que avalia o impacto de políticas climáticas nacionais como um inventário. Para isso, usam um conjunto de IAMs e o utilizam como guia adicional para implementação dessas ações. A análise foi feita listando políticas de alto impacto desses sete países e as transpondo como parâmetros para os IAMs.

Entre os dez modelos utilizados, estão o Coffee e o Blues, desenvolvidos no laboratório Cenergia, coordenado pelos pesquisadores do PPE/Coppe Roberto Schaeffer, Alexandre Szklo, André Lucena, Pedro Rochedo e Joana Portugal Pereira. Clique aqui e saiba mais sobre eles.

O Acordo de Paris

O objetivo do Acordo de Paris é limitar o aquecimento global em até 2º C (com referência aos níveis pré-industriais) e envidar esforços para que o aumento da temperatura não passe de 1,5º C. Embora a meta seja global, seu sucesso depende das políticas implementadas por cada país e de suas NDCs, que devem ser revistas e atualizadas a cada cinco anos e não apresentam poder vinculante.

Para os sete maiores poluentes, a implementação de políticas nacionais deveria reduzir as emissões em até 9%, com uma pequena lacuna de implementação para China, Índia, Rússia e Japão, países estão mais próximos de atingir as suas NDCs. União Europeia, Estados Unidos e Brasil, no entanto, apresentam um cenário mais distante.

A questão crucial que surge da análise é: como acelerar a implementação das NDCs e aumentar sua ambição, garantindo que o aquecimento global seja bem inferior a 2º C? As políticas atuais são frágeis, sobretudo para indústria e transportes, e fragmentadas em relação aos diferentes setores econômicos e países abarcados.

Da Assessoria de Comunicação Social da Coppe/UFRJ (com adaptações)