Reitoria da UFRJ lamenta falecimento de Luiz Alfredo Garcia-Roza

foto: Reprodução/EBC

Foi com profundo pesar que a Reitoria da UFRJ teve ciência, nesta quinta-feira (16/4), do falecimento do professor emérito da UFRJ Luiz Alfredo Garcia-Roza. Uma grande perda não apenas para a comunidade acadêmica da UFRJ, mas para todo o Brasil.

Garcia-Roza foi o fundador do Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ, o primeiro do país, criado em 1988 e avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com conceito cinco (muito bom).

Foi na sessão ordinária do Conselho Universitário (Consuni) do dia 9/3/2006 que a concessão do título de professor emérito ao docente titular aposentado foi aprovada, por aclamação. Na ocasião, os conselheiros Alcino Câmara, João Ferreira, Suely Almeida e Pedro Lagerblad deram testemunhos de apoio à outorga do título ao pensador.

Nascido em 1936, Garcia-Roza escreveu mais de uma dezena de romances policiais e era considerado um dos mestres do gênero no Brasil, sendo o criador do detetive Espinosa, personagem excêntrico, que não se encaixava em lugar nenhum.

Com o livro O Silêncio da Chuva, estreou na literatura ficcional em 1996, quando tinha 60 anos de idade. A obra lhe rendeu, no ano seguinte, um dos prêmios literários mais relevantes do Brasil, o Jabuti.

A Reitoria da UFRJ presta sinceras condolências à família e aos amigos e deseja força neste momento difícil.

16/4/2020

Reitoria da UFRJ