Nota de esclarecimento

Sobre a segurança no campus Cidade Universitária durante a pandemia

O prefeito universitário, Marcos Maldonado, tem se reunido regularmente com o Comando do 17º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, a Coordenação do Rio+Seguro Fundão, o delegado da 37º Delegacia de Polícia Civil e o Comando da Marinha do Brasil, para discutir medidas de segurança no campus Cidade Universitária da UFRJ durante o período de pandemia.

Existe a preocupação de que, com a redução do número de pessoas frequentando o campus, em decorrência do isolamento social, a segurança do público externo e dos membros da comunidade acadêmica que estão desempenhando atividades essenciais na Cidade Universitária esteja em risco.

Cabe destacar que a Prefeitura Universitária já havia tomado providências para ampliação e aperfeiçoamento do patrulhamento do campus, esforço que se comprova pelo fato de que o número de ocorrências criminais na Ilha do Fundão vinha seguindo ritmo de queda, de acordo com dados oficiais do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Entretanto, estamos adotando novas medidas junto aos órgãos de segurança para que isso se mantenha nesse momento atípico pelo qual passamos.

A UFRJ desempenha importante papel no enfrentamento da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. Servidores e alunos seguem trabalhando na produção de álcool 70%, no desenvolvimento de pesquisas para novas ferramentas de diagnóstico, entre outras atividades que honram a história da maior universidade federal do país. Além disso, funciona na Universidade o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), empenhado no combate à COVID-19, trabalho que já apresenta resultados.

A Prefeitura Universitária compreende o seu papel de garantir a segurança da comunidade interna e, por isso, a partir de hoje (13/4), o policiamento no campus passará por alterações, visando garantir o aumento da segurança local. Novas medidas serão tomadas ao longo da semana e perdurarão durante todo o período de pandemia.

Agradecemos a compreensão de todos. Fiquem em casa!

13/4/2020

Prefeitura Universitária