Pela 12ª vez seguida, UFRJ é a melhor universidade federal do Brasil

Segundo o Scimago Institutions Rankings 2020, a UFRJ também é a sexta melhor da América Latina

Atualizado às 7h59 de 1/4/2020

Publicado neste mês de março, o estudo do Scimago Institutions Rankings 2020 apontou a UFRJ como a melhor universidade federal do Brasil pela 12ª vez consecutiva, ou seja, desde que a pesquisa começou a ser feita no mundo, em 2009.

Indicada também como a sexta melhor universidade da América Latina, a UFRJ ficou em quarto lugar no ranking nacional, atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“A UFRJ continua sendo uma instituição de excelência acadêmica em várias áreas do conhecimento. Essa diversidade fortalece a universidade e propicia o cumprimento do seu papel social, assim como o avanço artístico, científico, tecnológico e cultural do país”, afirma a reitora da UFRJ, Denise Carvalho. “Poderíamos obter melhor desempenho, se tivéssemos orçamento garantido, como acontece com as estaduais paulistas”, complementa.

Três fatores foram levados em conta na etapa de produção dos rankings pela entidade espanhola: pesquisa (50%), inovação (30%) e impacto social (20%). No cenário internacional, a UFRJ figurou na 407ª colocação geral. No ranking de pesquisa, a antiga Universidade do Brasil ficou na 213ª posição. Em inovação, no 467º lugar, e em impacto social, na 135ª colocação.