Memória Pelo Campus

Coronavírus: campanha recebe doações para hospitais da UFRJ

Fundação Coppetec e Instituto da Criança concentram doações

Para agilizar e melhorar a capacidade de operação emergencial das nove unidades de saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professores e técnicos da instituição lançaram uma campanha para angariar recursos financeiros ou donativos (máscaras, luvas e termômetros, por exemplo), que serão usados no tratamento dos pacientes que contraírem a COVID-19. Uma conta bancária foi aberta no Banco do Brasil e qualquer pessoa física ou jurídica pode contribuir com o Fundo Coppetec.

Para fiscalizar e definir as aplicações dos recursos financeiros, haverá um Comitê Gestor formado por diretores das unidades de saúde, além de representantes dos doadores (aqueles que tiverem interesse) e da Fundação Coppetec (www.coppetec.coppe.ufrj.br), fundação de direito privado credenciada pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e fiscalizada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, entre outros órgãos de controle.

De acordo com o diretor executivo da Fundação Coppetec, o professor Fernando Peregrino, é uma oportunidade de contribuição, principalmente, de quem faz parte da comunidade universitária, para que unidades de saúde tenham itens essenciais neste momento. Peregrino explicou que estarão disponíveis no site da Fundação relatórios atualizados com a aplicação dos recursos e as comprovações dos gastos (notas fiscais etc.). “O doador poderá integrar o Comitê Gestor ou ficar anônimo, bastando, porém, nos avisar sobre o que deseja fazer”, informou Peregrino.

Após depositar qualquer quantia na conta bancária, um e-mail deve ser enviado, com cópia do documento bancário do depósito, para o endereço: doador@coppetec.ufrj.br. Com os dados do e-mail do doador, a Fundação Coppetec remeterá um recibo para fins fiscais e contábeis. O documento poderá ser utilizado a fim de que a pessoa ou a empresa se beneficie pela Lei Estadual 7.174 (28/12/2015), que dispõe sobre Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITD), de competência do estado do Rio de Janeiro.

Veja os itens que serão adquiridos ou poderão ser doados: máscara respiratória (PFF2/N95, sem carvão ativado e sem válvula); avental descartável para isolamento de contato (tamanho aproximado de 1,2m x 1,5m, não estéril, gramatura 40g/m2 ou acima); máscara cirúrgica descartável (barreira tripla, retangular e com dispositivo de ajuste nasal); óculos de proteção facial (com lente panorâmica e incolor); termômetro infravermelho; lençol descartável (rolo de papel 50m x 50cm); luva para procedimento não cirúrgico (caixa com 100 unidades nos tamanhos pequeno, médio e grande) e papel toalha (pacote com 1.000 folhas).

foto: Acervo/HUCFF

Segundo Fernando Peregrino, embora sejam previstas doações de pessoas físicas e jurídicas, em virtude das medidas de isolamento social, não estão previstos postos de arrecadação de donativos de pequenas quantidades. “Nesse caso, é melhor que as pessoas doem em dinheiro, mesmo que as quantias sejam pequenas. A nossa ideia é endereçar diretamente para as instituições de saúde as doações que vierem das empresas em produtos”, esclareceu o diretor da Coppetec.

As nove unidades de saúde da UFRJ são: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis (Hesfa), Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), Maternidade Escola (ME), Instituto de Ginecologia (IG), Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC), Instituto de Psiquiatria (Ipub), Instituto de Doenças do Tórax (IDT) e Instituto do Coração Edson Saad (Ices).

Anote os dados bancários para fazer a doação:

Fundação Coppetec – CNPJ 72.060.999/0001-75

Banco do Brasil

Agência: 2234-9

Conta Corrente: 55.620-3

Instituto da Criança também recebe doações

O Instituto da Criança será a ponte para ativar 50 leitos de terapia intensiva em dois pavimentos do HUCFF. Serão necessárias reformas no espaço, aquisição de equipamentos, além do custeio da equipe médica e técnica pelo período da crise. O objetivo é atender às vítimas do COVID-19 que estejam em grupo de risco.

O HUCFF responderá pela gestão técnica operacional, enquanto o Instituto da Criança fará a gestão destes recursos, monitorando as etapas a fim de prestar contas e compor os resultados.

Esteja atento aos dados:

Instituto da Criança – CNPJ 02.744.697/0001-30