Categorias
Memória

UFRJ suspende aulas por 15 dias, a partir do dia 16/3

Decisão foi tomada na sexta-feira (13/3), após reunião da Reitoria com o Grupo de Trabalho sobre o novo coronavírus

Atualizado às 20h51 de 13/3/2020

A UFRJ cuida do seu corpo social: foi pioneira na implantação da quarentena produtiva ampla, geral e irrestrita. A UFRJ cuida da sociedade brasileira: emitiu boletins técnicos de excelência desde antes do carnaval e divulgou ações de prevenção para a população. A UFRJ protagoniza as ações de suspensão das atividades que propiciam a propagação do coronavírus, com seriedade e consciência social.

Assim, após reunião realizada, na sexta-feira (13/3), entre a Reitoria e o Grupo de Trabalho da UFRJ sobre o Novo Coronavírus, constituído por especialistas da instituição para tratar da pandemia da COVID-19, a Reitoria determinou:

1) A suspensão das aulas presenciais da educação básica, graduação e pós-graduação, em todos os campi da UFRJ, por 15 dias, a partir da segunda-feira (16/3), sujeita à reavaliação ao final do período.

Recomendamos a permanência dos discentes em seus domicílios, mantendo distanciamento social. Ressaltamos o maior risco de contágio em aglomerações de qualquer natureza.

2) A manutenção do funcionamento normal das unidades hospitalares da UFRJ.

3) A continuidade das atividades administrativas na Administração Central e demais instâncias acadêmicas, conforme orientação dos respectivos dirigentes.

Em relação à manutenção das atividades administrativas, assistenciais e de pesquisa, é preciso salientar o cuidado com servidores e discentes que apresentem sintomas de gripe ou resfriado. Nessa hipótese, eles devem entrar em quarentena produtiva (14 dias) e procurar atendimento médico caso ocorra agravamento do quadro respiratório. A Reitoria ressalta que, no momento, é importante diminuir o número de pessoas que trabalham em um mesmo ambiente, utilizando sistemas de revezamento e trabalho remoto, quando possível.

4) A continuidade de bancas de monografia, dissertação e tese, que podem ocorrer, excepcionalmente, de maneira remota.

5) A manutenção, sempre que possível, das atividades acadêmicas iniciadas, valendo-se do regime domiciliar especial. Em breve, serão dadas instruções sobre uso de aplicativos com essa finalidade.

6) Manutenção das atividades de pesquisa.

A decisão foi tomada após análise da evolução e do agravamento da pandemia da COVID-19 no Rio de Janeiro.

A Reitoria recomenda, ainda, a manutenção do atendimento às Diretrizes de contingência da COVID-19, anteriormente emitidas e amplamente divulgadas no site www.coronavirus.ufrj.br.

O Grupo de Trabalho continuará se reunindo e, sempre que necessário, emitirá novas orientações.

13/3/2020
Reitoria da UFRJ