Categorias
Memória

Reitoria da UFRJ celebra Dia Internacional da Mulher

Denise Carvalho assina texto; confira

O dia 8 de março (8M) é a data que representa fatos históricos muito importantes para nós, mulheres. O chamado Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, embora seja celebrado desde o início do século XX. Em pleno século XXI, as mulheres ainda enfrentam obstáculos na vida pessoal e no mercado de trabalho, com uma média de salário cerca de 25% menor que a dos homens, mundialmente falando. Estamos muito distantes da almejada e justa igualdade de gênero, principalmente na sociedade brasileira. 

Na mitologia romana, Minerva é a deusa da sabedoria, da arte, do conhecimento e da estratégia. Minerva teria a capacidade decisória sobre quando batalhas deveriam ser iniciadas. Não por coincidência, a UFRJ tem como símbolo a divindade feminina, e é diante de seu poder e resiliência que seguimos o caminho para garantir educação plena, libertadora e com capacidade de modificar a nossa sociedade, independentemente do gênero. Nossa instituição pode se orgulhar de ter, majoritariamente, pela primeira vez em sua história, mulheres no seu corpo social; seja no alunado, entre os servidores, ou nos cargos de gestão.

O dia 8 de março representa mais uma data de luta para nós, mulheres. Tal qual a deusa Minerva, devemos assumir, cada dia mais, o poder de decidir quais serão nossas batalhas e os espaços que ocuparemos e de firmar nosso lugar, seja em nossa Universidade ou na sociedade. Permaneceremos alerta contra a opressão e a inferiorização da mulher. Continuaremos nos inspirando em Maria Quitéria de Jesus, Marie Curie, Nísia Floresta, Virginia Woolf, Carolina de Jesus, Simone de Beauvoir e Bertha Lutz, dentre tantas outras mulheres inspiradoras.

Um feliz dia de luta e memória para todas as mulheres que diariamente constroem a UFRJ!

Denise Pires de Carvalho

Reitora da UFRJ