Memória Pelo Campus

UFRJ tem 4.370 novos estudantes

Confirmação de matrícula foi feita nesta semana. Aulas começam na segunda-feira, 9/3

Nesta semana, 4.370 pessoas passaram a fazer parte do corpo discente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Quem prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019, realizou pré-matrícula e passou por todas as etapas do processo seletivo 2020/1 confirmou seu ingresso na instituição entre terça, 3/3, e quinta-feira, 5/3.

Nossa reportagem acompanhou os calouros, que falaram de suas escolhas e expectativas. Com olhos brilhando e sorriso no rosto, Eduardo Carvalho, 17 anos, que acabou de se mudar de Goiânia (GO) para o Rio de Janeiro, garantiu uma vaga no curso de Ciência da Computação. A escolha de Eduardo foi guiada pela afinidade com as tecnologias e, também, por ter um irmão que já estuda e trabalha na UFRJ, na mesma área. Para os próximos anos, ele prevê desafios. “O que eu espero? Dificuldades. Muitas. As pessoas falam que é difícil fazer faculdade”, confidenciou, em tom de brincadeira.

Tranquila estava Gabriela Figueiredo, 21 anos, que se matriculou no curso de Direito, um dos mais concorridos da UFRJ. “Não pensei muito sobre o que estou esperando, apenas sigo o fluxo”, observou, cautelosa. Segundo ela, a decisão de estudar Direito veio depois que saiu o resultado do Enem. “Era uma das possibilidades e vi que tinha nota para entrar”, acrescentou.

Eduardo Carvalho e o irmão veterano: de Goiás para a UFRJ

Daniel Rodrigues, 18 anos, que fará Ciências Matemáticas e da Terra, explicou como optou pelo bacharelado: “Pesquisei na internet a carga horária e as matérias do meu curso. Vi que envolve muita Matemática, Física e Geografia, o que eu gosto”, afirmou. O mesmo pensamento ao planejar a carreira teve Cassio Ferreira da Silva, 20 anos, que será colega de turma de Daniel. “É um curso muito diferente”, avaliou. Ambos se disseram animados para o início das aulas. “Estou esperando me adaptar bem à UFRJ e a essa rotina nova. Hoje mesmo cheguei aqui e fiquei fascinado pelo Fundão”, revelou Cassio.

Trabalhar para a sociedade

Estudar na UFRJ, para Jéssica Ramos, 26 anos, moradora de Duque de Caxias, é a realização de um sonho. Ela cursou Administração até o 4° período e resolveu, novamente, prestar o Enem. Agora matriculada em Direito, a estudante pretende contribuir para que a população tenha mais acesso à Justiça. “Penso em trabalhar como defensora pública, ajudando as pessoas a buscarem os seus direitos”, declarou. Quando nos concedeu entrevista, na terça-feira, Jéssica se organizava para fazer uma visita à Faculdade Nacional de Direito (FND). “Agora é conhecer o prédio da FND, aquela biblioteca linda que tem lá e estudar muito”, completou, determinada.

Veteranos receberam novos colegas

Também pensando em sua função social, Letícia Braga, 19 anos, confirmou matrícula no curso de Enfermagem. “Gosto de estudar o corpo humano e de me aproximar das pessoas, cuidando, ajudando sempre que posso”, apresentou-se. Ela veio de Paracambi, no interior do estado, e vai morar em uma república na Vila Residencial. “Espero gostar do curso, ser boa nisso e me adaptar aqui”, resumiu.

Acolhimento

Na porta da Faculdade de Letras (FL), onde a confirmação de matrícula estava sendo realizada para estudantes dos campi do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias, veteranos de diversos cursos se aglomeraram para receber os novos colegas. Eles transformaram o momento em festa, com música, dança, descontração, mas também aproveitaram para falar sobre a vida acadêmica. “Quero mostrar que a faculdade vale a pena, abre portas, e que devemos dar o nosso melhor”, disse Yuri Fernandes, 19 anos, que vai para o 3° período de Meteorologia.

O aluno deu uma dica para quem chega, destacando a importância do sentimento de coletividade, desde o princípio. “É fazer as coisas não só para si, é ter a noção de que tudo o que a gente faz também é para o outro, para a população. Tudo o que a gente aprende na universidade pública tem que voltar para o público”, defendeu.

Próximos passos

UFRJ recebe 4.370 mil novos alunos

A confirmação de matrícula foi feita por estudantes que prestaram o Enem em 2019 e foram convocados pela chamada regular ou primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo Teste de Habilidade Específica (THE) e Teste de Conhecimento Específico (TCE). No total, para o primeiro semestre de 2020, considerando as três formas de ingresso, a UFRJ oferece 5.389 vagas.

Das 5.004 pessoas que poderiam se matricular nesta semana, apenas 634 faltaram, o que corresponde a 12,7% dos estudantes convocados. “Este fato nos faz supor que a excelência da graduação da UFRJ está sendo reconhecida e assumindo seu protagonismo na educação superior brasileira”, comentou Gisele Pires, pró-reitora de Graduação. A segunda chamada da lista de espera do Sisu e do THE já estão disponíveis na página do Acesso à Graduação.

A rotina dos estudantes da UFRJ será retomada na segunda-feira, 9/3. No dia 13/3, o bloco Minerva Assanhada desfilará na Cidade Universitária, com concentração às 16h na Reitoria, seguindo até o Centro de Ciências da Saúde (CCS). Em 30/3, às 14h, no Auditório Horácio Macedo (Roxinho), uma aula magna marcará o início do calendário acadêmico de 2020 e as comemorações dos 100 anos da Universidade. O tema será “Clima, biodiversidade e desenvolvimento socioeconômico: desafios para o Brasil no século XXI”. Como convidado, Carlos Nobre, professor da Universidade de São Paulo (USP).