Nota de pesar

Reitoria da UFRJ lamenta falecimento do professor Antônio Cláudio Gómez de Sousa

Foi com tristeza que, sábado (22/2), a Reitoria da UFRJ tomou conhecimento do falecimento do professor Antônio Cláudio Gómez de Sousa. Ele era professor do Departamento de Engenharia Eletrônica da Escola Politécnica e do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides) da UFRJ.

O professor associado fez toda a carreira na Universidade. Graduou-se em Engenharia Eletrônica em 1978, concluiu o mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação em 1983 e o doutorado em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia em 2013. Seu foco de trabalho era em engenharia de software, desenvolvimento social, informática educativa, educação em engenharia e história da técnica.

O professor AC, como era chamado, foi um incansável lutador em defesa da nossa Universidade, pública, gratuita e de qualidade. Junto com sua equipe no Laboratório de Informática para Educação (Lipe), desenvolveu uma das experiências mais sólidas de trabalho em ensino, pesquisa e extensão de toda a UFRJ.

A Reitoria lamenta a perda do pesquisador e presta condolências à família e aos amigos.

Reitoria da UFRJ
22/2/2020