Nota de pesar

Reitoria lamenta o falecimento da professora Miriam Lemle

foto: Reprodução

A Reitoria da UFRJ tomou conhecimento, com pesar, do falecimento da professora emérita Miriam Lemle, na última quarta-feira (12/2). Miriam foi referência no campo de Linguística no Brasil, com destacada relevância na criação da primeira pós-graduação sobre o tema no país.

Com graduação em Letras pela UFRJ (1959), Miriam fez mestrado em Linguística pela Universidade da Pensilvânia (1965), doutorado em Linguística pela UFRJ (1980) e pós-doutorado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts — MIT (1985).

Mesmo aposentada, a docente continuava ativa em nossa pós-graduação, coordenando o Laboratório de Interface Sintaxe-Semântica (Lifss), com diversas pesquisas sobre Linguística, Gramática Gerativa e Neurociência da Linguagem.

A Reitoria presta condolências à família e aos amigos.

12/2/2020
Reitoria da UFRJ