Com participação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi fundada, em Lisboa (Portugal), a Cooperação de Escolas Médicas de Língua Portuguesa (Codem-LP), em 14/11.
O projeto de cooperação foi pensado entre a Reitoria e a Faculdade de Medicina da UFRJ, que compôs um grupo de trabalho em conjunto com a Universidade de Lisboa para a organização dos eventos científicos e os protocolos documentais de fundação.
Estiveram presentes Denise Carvalho, reitora da UFRJ; Roberto Medronho, diretor da Faculdade de Medicina (FM/UFRJ); José Marcus Raso Eulálio, coordenador do Programa de Intercâmbio Internacional; e Glaucia Oliveira, professora de Cardiologia.
Foram dois dias de reuniões (13 e 14/11), que incluíram um simpósio científico, a cerimônia de assinatura do acordo de fundação da rede Codem-LP e a primeira reunião executiva do seu Conselho Diretor. No simpósio foram apresentados temas com o objetivo de estimular a cooperação, como telessaúde, células-tronco, tuberculose, HIV e inteligência artificial.
A rede Codem-LP prevê acordos multilaterais de mobilidade discente e docente, cotutela em pós-graduação e cooperação em pesquisa e inovação. O conceito de rede cria um instrumento de integração em que os atuais processos de intercâmbio poderão ser rapidamente amplificados. Facilita, ainda, a busca de recursos, define prioridades, fortalece a cultura lusófona comum e cria uma identidade coletiva com foco na área da saúde que abrange 250 milhões de pessoas em quatro continentes.
As faculdades de Medicina fundadoras
Brasil:
– Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
– Universidade de São Paulo (USP) – campi sede e Ribeirão Preto;
– Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
– Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
– Universidade Federal do Ceará (UFC) e
– Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Portugal:
– Universidade de Lisboa;
– Universidade de Coimbra e
– Universidade do Porto.
Angola:
Universidade Agostinho Neto.
Moçambique:
Universidade Eduardo Mondlane.
Macau:
Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau.