Reitora da UFRJ é eleita personalidade do ano, em coluna do Globo

Denise Carvalho é a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora da UFRJ em quase 100 anos de história da Universidade

Reitora da UFRJ, quando empossada em julho – foto: Artur Moês/Coordcom

No último domingo (29/12), a coluna do jornalista Ancelmo Góis, do jornal O Globo, elegeu a reitora da UFRJ, Denise Carvalho, como a personalidade do ano de 2019.

Leia na íntegra:

“Todo ano é… da Fernanda Montenegro, 90 anos. Mas 2019 pode ser merecidamente também o ano das “pirralhas” Greta Thunberg, de 16 anos, a ativista ambiental sueca, e de Adrieny Teixeira, de 15 anos, a carioca que mora em Vicente de Carvalho, única mulher a levar a medalha de ouro na olimpíada de matemática na China. Palmas ainda para a empresária Roberta Medina, do Rock in Rio, para a cantora eterna Elza Soares, para a jovem deputada Tabata Amaral, para a produtora Mariza Leão em sua luta em defesa do cinema brasileiro, para a atriz americana Jane Fonda, 82 anos, presa durante várias sextas-feiras por defender a importância de direitos relacionados ao meio ambiente; para a empresária Luiza Trajano, que apoia funcionárias que sofrem violência doméstica; para a pesquisadora da Coppe/UFRJ Carolina Marcelino, que ganhou o Prêmio Marie Curie Fellow com projeto de inteligência artificial, e também para a coleguinha guerreira Flávia Oliveira. Já o troféu “Personalidade do Ano” da turma da coluna é para a biofísica Denise Pires de Carvalho, a primeira mulher a assumir o cargo de reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, uma instituição que fará 100 anos em 2020.”

Ao lado do vice-reitor Carlos Frederico Rocha, Denise iniciou seu mandato em julho de 2019, em meio a desafios, como a crise orçamentária da UFRJ, a reconstrução do Museu Nacional e a alta taxa de evasão nos cursos de graduação, no ano-véspera do centenário da Universidade.

“Os desafios mostram-se imensos, mas imensos também são a minha coragem e o meu otimismo para enfrentá-los. Tenho a honra de ter sido escolhida pela comunidade para dirigir a nossa grande Universidade. O maior desafio será manter o caráter público e inclusivo da primeira universidade brasileira, com a excelência que almejamos e o povo brasileiro merece”, afirmou a reitora no discurso da cerimônia de posse.

Além de ser a primeira mulher a ocupar o cargo máximo da Universidade depois de 28 reitores, Denise também foi a primeira pessoa de sua família a ingressar no ensino superior.

A reitora da UFRJ é livre-docente em Fisiologia e Biofísica pela Universidade de São Paulo (USP). É, também, professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da UFRJ, com atuação em cursos de graduação da área de saúde e nos programas de pós-graduação em Medicina (Endocrinologia) e Ciências Biológicas (Fisiologia) da UFRJ. Revisora de mais de 20 revistas científicas internacionais, conquistou diversos prêmios, entre eles o Prêmio Sênior da Sociedade Latino-Americana de Tireoide 2010 e o Prêmio Faz Diferença – Saúde 2011, do jornal O Globo. Médica formada pela UFRJ com diploma cum laude (coeficiente de rendimento acumulado acima de 8), a reitora é mestre e doutora em Ciências Biológicas (Biofísica), ambos pelo IBCCF. Tem dois pós-doutorados: um pelo Hôpital Bicêtre (França) e o outro pela Universitá degli Studi di Napoli Federico II (Itália). Já foi diretora e vice-diretora do IBCCF, coordenadora acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1), além de diretora-adjunta de graduação e pós-graduação.