Museu Nacional participa da descoberta de nova espécie de voador

O réptil foi achado no Líbano e faz parte do grupo dos pterossauros

Foto: Julius T. Csotonyi (Divulgação/Museu Nacional)

Uma equipe de pesquisadores de diversos países, incluindo o Brasil, por meio do Museu Nacional (MN), anunciou a descoberta de uma nova espécie de réptil voador no Líbano. Trata-se de um pterossauro, primeiro grupo de vertebrados a desenvolver o voo ativo. A espécie recebeu o nome de Mimodactylus, em referência ao Mineral Museum (MIM), da Saint Joseph’s University, em Beirute, instituição onde o material permanece atualmente. Junto ao nome do museu, foi acrescida a designação dactylus, que em grego significa “dígito”, e a espécie libanensis, em homenagem ao Líbano, país em que o exemplar foi localizado.

A nova espécie, encontrada entre rochas formadas há aproximadamente 95 milhões de anos, tem 1,32 metro de uma ponta à outra das asas, focinho largo e dentes espaçados e pontiagudos. Os autores do artigo que fala sobre a descoberta defendem a proposta de que esse animal se alimentava de crustáceos, algo bastante raro entre os pterossauros. Mimodactylus pertence a um novo grupo denominado Mimodactylidae, que reúne também o chinês Haopterus gracilis.

“A descoberta de Mimodactylus libanensis expande o espectro de possíveis estratégias alimentares em pterodactiloides, grupo de fascinantes répteis voadores sobre os quais ainda sabemos muito pouco”, ressalta Alexandre Kellner, diretor do Museu Nacional. Além de Kellner, também assinam o artigo Borja Holgado,  aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Zoologia do MN, Juliana Sayão, paleontóloga e pesquisadora colaboradora do MN, e pesquisadores da University of Alberta, no Canadá.

Confira o artigo publicado na Scientific Report.