Ladetec completa 30 anos com cerimônia e homenagens

Evento reuniu professores, alunos e autoridades federais

No alto da imagem a mesa de comemoração dos 30 anos do Ladetec com as oito autoridades. Embaixo, parte do público do evento.

Ladetec completa 30 anos. Foto: Artur Moês – Coordcom/UFRJ

O Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (Ladetec) comemorou, na sexta-feira (29/11), 30 anos de sua inauguração. A cerimônia de aniversário reuniu representantes do Governo Federal, além de parte da comunidade acadêmica envolvida no laboratório.

A mesa de abertura foi composta por Denise Freire, pró-reitora de pesquisa; general Décio dos Santos Brasil, secretário especial do esporte; Henrique Pereira, gerente do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) ; Cássia Turci,  decana do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza;  Cláudio Mota, diretor do Instituto de Química; Francisco Radler, coordenador do Ladetec, Christian Trajano, do Comitê Olímpico do Brasil; e tenente Siqueira Rodrigues, da Associação Brasileira de Dopagem.

Pereira abriu as falas enfatizando a importância do Ladetec na promoção de um esporte limpo e ético por meio do LBCD. O professor fez uma retrospectiva das últimas décadas, lembrando momentos marcantes e pessoas importantes na trajetória do laboratório, entre elas professores, técnicos e alunos da instituição.

Já o secretário parabenizou a UFRJ pela parceria de sucesso com o Governo Federal, o que proporcionou resultados notáveis na área de controle de dopagem, levando a um aumento significativo nos números de amostras e laudos produzidos.

“O LBCD é o único laboratório do Brasil especializado em controle de dopagem e um dos três reconhecidos na América Latina”, ressaltou a pró-reitora de pessoal. Segundo ela, o Ladetec fez história durante os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2017, primeira grande competição do tipo acompanhada pela UFRJ, e se superou durante os Jogos Olímpicos de 2016, também na capital fluminense.

O Ladetec

O laboratório, fundado em 1989, começou a ser desenhado cinco anos antes devido ànecessidade de análises aprofundadas utilizando espectrometria de massa. O Ladetec atua em várias demandas da sociedade, por meio de pesquisas nas áreas de saúde, meio ambiente, biologia molecular, análise forense, entre outras. O maior destaque, no entanto, é a área de controle de dopagem, que contou com apoio específico do Governo Federal, à época por meio do Ministério do Esporte, durante o Pan-Americano e as Olimpíadas.

Saiba mais no site do Ladetec.