UFRJ lança processo seletivo com 33 vagas para professor substituto

Há oportunidades nos campi do Rio de Janeiro e de Macaé. Inscrições são gratuitas

foto: Nathalia Werneck (Panorama UFRJ)

A UFRJ lançou nesta quinta-feira, 28/11, edital para seleção de 33 professores substitutos para 2020. As vagas são para diversos centros de ensino da Universidade, da área médica às letras e artes.

Para concorrer às vagas, é necessário possuir diploma de graduação e ter, no mínimo, curso de especialização ou conclusão de créditos necessários para a apresentação da dissertação do curso de Mestrado.

São 24 vagas para a cidade do Rio de Janeiro e nove para o campus Macaé, totalizando 34 postos de trabalho, todos com carga horária de 20h.

No Rio, há oportunidades para atuação na Escola de Belas Artes (EBA), Escola de Música (EM), Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), Faculdade de Medicina (FM), Instituto de Biologia (IB), Núcleo de Bioética e Ética Aplicada (Nubea), Escola de Comunicação (ECO), Escola de Serviço Social (ESS), Faculdade de Educação (FE), Instituto de Matemática (IM), Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) e Faculdade Nacional de Direito (FND). As oportunidades destinadas ao campus Macaé se concentram nos cursos de Engenharia e de Medicina.

As inscrições são gratuitas e ficarão abertas entre 2 e 6/12/2019, exceto para as vagas do Nubea, que estarão disponíveis entre 2 e 5/12/2019, e da ESS, que receberá inscrições em 29/11, 2 e 3/12/2019. As datas das provas serão informadas por cada unidade de ensino.

Remuneração

A remuneração do professor substituto será composta do vencimento básico, nível I, da classe de professor auxiliar, acrescido de retribuição por titulação. Os salários variam de R$ 2.119,02 a R$ 2.752,60. Serão concedidos, também, auxílio-transporte e alimentação.

Seleção e contrato de trabalho

O processo seletivo será conduzido por comissões julgadoras constituídas pelo departamento ou instância responsável pela área ou setor do processo, e terá duas fases. A primeira será constituída por análise de currículos, eliminatória, com critérios de pontuação definidos por cada comissão. Os classificados para a segunda fase passarão por prova escrita em caráter eliminatório, além de avaliação didática e/ou prática, de acordo com a vaga.

O período de contratação será de até um ano. Os candidatos classificados em posições excedentes às vagas ofertadas poderão ser contratados em função da disponibilidade de vagas durante o prazo de validade do processo seletivo, que é de 12 meses.

Clique aqui para ler o edital na íntegra.