Categorias
Memória

CCS realiza curso de Brigada Voluntária de Incêndio

Técnicos-administrativos e docentes participaram de treinamento em combate a incêndio e primeiros socorros

Participantes de curso realizam simulação de massagem cardíaca com boneco de treinamento.

Simulação de primeiros socorros. Foto: Diogo Vasconcellos – Coordcom/UFRJ

O Centro de Ciências da Saúde (CCS), por meio de sua Coordenação de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social (CQSMSRS), promoveu, entre os dias 5 e 7/11, mais uma edição do Curso para Formação de Brigada Voluntária de Incêndio.

A turma com 30 servidores, entre técnicos-administrativos e professores, participou de aulas teóricas e práticas sobre combate a incêndios e atendimentos de primeiros socorros a vítimas de acidentes de diversos tipos. O treinamento visou preparar os trabalhadores para fazerem parte da Brigada Voluntária do CCS, que funciona desde 2013 na decania e atua em prevenção e controle.

No primeiro dia do curso, os participantes receberam as instruções teóricas sobre os cuidados e ações necessárias diante de situações com fogo, como classes e usos do extintor de incêndio, além da análise dos casos ocorridos no CCS nos últimos anos e  monitorados pela brigada. O segundo e terceiro dias foram voltados à prática, com aulas de primeiros socorros e treinamento especial em um centro de capacitação de bombeiros civis.

Mulher com roupa de combate à incêndio rasteja entre chamas enquanto outras pessoas jogam água com mangueira de incêndio durante simulação

Servidores durante treinamento prático. Foto: BVI/UFRJ

Segundo Roberto Santos, coordenador de CQSMSRS, a brigada já trabalhou em muitas situações de princípio de incêndio em laboratórios e áreas administrativas do prédio, a maioria delas causada por problemas elétricos. “Iniciativas do tipo poderiam ajudar por toda a Universidade. Realizar um curso como este custa muito menos do que lidar com o prejuízo de um incêndio como o da Reitoria em 2016, por exemplo.” Santos ressaltou que ações assim previnem perdas materiais, mas, principalmente, evitam que pessoas se machuquem.

Para mais informações sobre a Brigada Voluntária e cursos de treinamento para outras unidades, entre em contato com a CQSMSRS.