Capes lança prêmio para estudantes de graduação

Órgão prevê incentivo de R$ 5 mil para até mil discentes de todo o país

Foto: Marco Fernandes (Coordcom/UFRJ)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou, na sexta-feira (01/10), edital que visa estimular a dedicação às atividades acadêmicas. Trata-se do 1º Prêmio Capes Talento Universitário, cuja proposta é reconhecer o desempenho de estudantes de graduação que entraram no ensino superior em 2019.

Serão premiados mil discentes matriculados em instituições públicas, privadas ou militares. Cada um dos vencedores receberá R$ 5 mil, totalizando R$ 5 milhões em prêmios.

Alunos de todas as áreas do conhecimento, matriculados em cursos presenciais ou a distância, podem participar. Os quesitos obrigatórios são ter nacionalidade brasileira e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 ou 2018.

As inscrições estão abertas até 12/11, no site do Prêmio. A seleção será feita a partir de uma prova objetiva de conhecimentos gerais, com 80 questões de múltipla escolha, no dia 8/12, e terá aplicação em 60 municípios das 27 unidades da Federação. O resultado será divulgado em fevereiro de 2020.

Para saber mais, clique aqui e leia o edital completo.