Dos 14 cursos de graduação da UFRJ avaliados no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado em 2018, 13 obtiveram conceitos quatro e cinco (o máximo é cinco) – representam a excelência nesse nível de ensino no Brasil, diferenciando-se da média nacional. Quando a performance foi comparada com universidades privadas e outras federais, a UFRJ se manteve em posição de liderança: 93% dos cursos da Universidade figuraram no topo da avaliação (notas quatro e cinco), 64% das demais federais registraram presença nesses conceitos e apenas 21% das particulares tiveram cursos avaliados como muito bons ou excelentes.
Os cursos da UFRJ com nota máxima foram Direito, Administração, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Comunicação Visual Design. Já Psicologia, Serviço Social, Desenho Industrial – Projeto de Produto, Relações Internacionais, Administração Pública e Ciências Contábeis alcançaram o conceito quatro. Só Composição de Interior foi avaliado com a nota três, nível satisfatório.
A pró-reitora de Graduação, Gisele Viana, comemorou os resultados: “Parabenizamos todo o corpo discente, técnico-administrativo e docente da UFRJ, que não cessa de perseguir a excelência e qualidade do ensino de graduação na Universidade. Salientamos, particularmente, o desempenho destacado da UFRJ acima do conjunto das universidades privadas e federais”.
Enade
O conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação no Brasil por intermédio dos desempenhos dos estudantes no exame. Seu cálculo e divulgação ocorrem anualmente, com pelo menos dois estudantes concluintes de cursos de graduação como participantes.