Semana de Integração Acadêmica discute gênero na Universidade

Mesa de abertura questiona misoginia e racismo no meio acadêmico, enaltecendo trajetória de professoras

A 10ª Semana de Integração Acadêmica (Siac) começou na segunda-feira (22/10) com uma homenagem à trajetória de mulheres na Universidade. O debate “Mulheres na Ciência” deu início ao evento, que segue até 27/10, reunindo trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação, além de atividades da extensão universitária.

A reitora, Denise Carvalho, e as pró-reitoras Gisele Pires (Graduação), Denise Freire (Pós-Graduação e Pesquisa) e Ivana Bentes (Extensão) estiveram presentes na abertura do evento e destacaram a importância da integração acadêmica no fortalecimento da instituição e da ciência.

Segundo Bentes, a edição atual da Siac teve aumento de trabalhos inscritos, mesmo em período de contingenciamento. “Queremos apresentar um festival para a cidade, uma virada universitária e acadêmica”, afirmou a pró-reitora. Denise Freire, por sua vez, celebrou o crescimento de 12% do número de trabalhos de pesquisa inscritos em relação à edição anterior: “Esse evento ajudou a construir a pós-graduação na UFRJ e é muito significativo que ocorra em um grave período de ataques à pesquisa no país, com a perda de 109 bolsas de iniciação científica.”

Mesa de abertura reúne Gisele Pires, Denise Carvalho, Denise Freire e Ivana Bentes.

Mesa de abertura da Siac. Foto: Artur Moés – Coordcom/UFRJ

Gisele Pires também ressaltou o importante papel da Siac na vida universitária. “Podemos observar, ao longo dessa semana, a homogeneidade, mas, acima de tudo, a integração dessa Universidade. É um momento de trocar conhecimento, apresentar trabalhos, trocar experiências e aplicar o conhecimento.”

A reitora iniciou sua fala celebrando a integração acadêmica e o ensino superior como instrumentos transformadores da sociedade, mas ponderou que ainda é necessário lutar para ampliar a inclusão. “Estamos muito aquém do número de vagas de um país desenvolvido. E só é possível nos afastarmos da ideia de Brasil Colônia a partir da educação laica e inclusiva que fazemos. Pode não ser a política do governo, mas é uma política institucional.”

Mulheres na Ciência

O primeiro debate trouxe as professoras Danieli Balbi, da Escola de Comunicação (ECO), Giovana Xavier, da Faculdade de Educação, e Fernanda Cruz, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), para contarem suas trajetórias pessoais na ciência e discutirem a presença feminina na Universidade.

Danieli Balbi fala durante abertura. Foto: Artur Moes – Coordcom/UFRJ

Balbi, formada pela UFRJ, lembrou que é necessário compreender as Ciências Humanas como tão importantes quanto as Médicas e Exatas, já que aquelas atuam diretamente na formação e compreensão da sociedade. “Só pode haver ensino se há ciência”, declarou, destacando a forte presença de mulheres, negros e LGBTQI+ na construção científica.

A professora do IBCCF, por sua vez, contou sua trajetória na pesquisa científica de células-tronco aplicadas ao tratamento de doenças respiratórias, como a asma e o enfisema. Cruz afirmou que decidiu utilizar células com que os pesquisadores no mundo todo não costumam trabalhar, já que no Brasil os recursos escassos tornam muitas pesquisas proibitivas. Assim, ela optou por concentrar sua pesquisa em um grupo celular que permite resultados mais baratos, menos complexos, e com mais rapidez, feito apenas com coleta de sangue.

Já Xavier afirmou que antes mesmo de discutir iniciação científica e integração, é necessário falar sobre permanência. “Para população pobre e em sua maioria negra que ingressa na universidade existe uma demanda anterior sobre o que vai comer para continuar aqui.” A professora da Faculdade de Educação falou também sobre o impacto dos investimentos públicos na formação estudantil que podem, no futuro, trazer grandes benefícios para a sociedade.

A Semana de Integração Acadêmica, que também abrange a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, continua até 27/10. Confira a programação no site do evento