Reitora da UFRJ receberá Medalha Tiradentes

Cerimônia ocorrerá no dia 3/10, na Alerj

foto: Diogo Vasconcellos (Coordcom/UFRJ)

A reitora da UFRJ, Denise Carvalho, receberá, no dia 3/10, a Medalha Tiradentes, a mais alta honraria do Poder Legislativo fluminense, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado Rio de Janeiro (Alerj). A entrega acontecerá, em sessão solene, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, da Alerj, no Palácio Tiradentes.

Toda a comunidade universitária está convidada para prestigiar o evento, cujo início está previsto para as 18h30.

Instituída em agosto de 1989, a Medalha Tiradentes é concedida a pessoas e instituições que tenham prestado relevantes serviços à causa pública. Receberam a medalha, entre outros, o sociólogo Herbert de Souza (o Betinho), o ambientalista Chico Mendes, o papa João Paulo II, o educador Paulo Freire e o ex-presidente de Cuba, Fidel Castro.

A entrega da Medalha Tiradentes à reitora foi uma iniciativa da deputada Martha Rocha (PDT), primeira mulher a chefiar a Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro e graduada em Direito pela UFRJ.

A reitora da UFRJ

Primeira mulher a ocupar o cargo máximo na UFRJ em quase 100 anos, Denise Carvalho é livre-docente em Fisiologia e Biofísica pela Universidade de São Paulo (USP). É professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), com atuação em cursos de graduação na área de saúde e nos programas de pós-graduação em Medicina (Endocrinologia) e Ciências Biológicas (Fisiologia) da UFRJ. Revisora de mais de 20 revistas científicas internacionais, conquistou diversos prêmios, entre eles o Prêmio Sênior da Sociedade Latino-Americana de Tireoide 2010 e o Prêmio Faz Diferença – Saúde 2011, do jornal O Globo. Médica formada pela UFRJ com diploma cum laude (coeficiente de rendimento acumulado acima de 8), Denise possui mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica), ambos pelo IBCCF. Tem dois pós-doutorados: um pelo Hôpital Bicêtre (França) e outro pela Universitá degli Studi di Napoli Federico II (Itália). Já foi diretora e vice-diretora do IBCCF, coordenadora acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1), além de diretora-adjunta de graduação e pós-graduação.

Sessão solene de entrega da Medalha Tiradentes à reitora da UFRJ
Quando: 3/10, 18h30
Onde: Alerj (rua Primeiro de Março, s/n, Praça XV, Centro, Rio de Janeiro/RJ)