UFRJ adia realização dos Testes de Habilidades Específicas 2020

Motivo é a indisponibilidade de recursos financeiros

Alunas se apresentam em mostra – foto: Marco Fernandes (Coordcom/UFRJ)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) adiou por tempo indeterminado a realização do Teste de Habilidades Específicas (THE) e do Teste de Conhecimento Específico (TCE) para acesso à graduação em 2020. O motivo é a indisponibilidade de recursos financeiros.

Os testes seriam realizados entre 6 e 27/10. O THE é obrigatório para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Composição de Interior, Composição Paisagística, Comunicação Visual Design, Desenho Industrial – Projeto de Produto, Dança e Música. Já o TCE é necessário para o curso de Letras/Libras.

Os 1.673 candidatos do THE e os 178 do TCE devem acompanhar no site do Acesso à Graduação as informações acerca das novas datas, que dependerão diretamente da disponibilidade orçamentária. Cerca de R$ 240 mil são necessários para a execução das provas, que são gratuitas.

A UFRJ está em constante diálogo com o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de a Universidade permanecer em posição de liderança no ensino superior brasileiro sem que haja interrupções dos serviços à sociedade.

A UFRJ

Maior universidade federal do Brasil, a UFRJ é a primeira instituição oficial de ensino superior do país, com atividade desde 1792 e organizada como universidade em 1920. Presença registrada nas 15 melhores posições dos mais diversos rankings acadêmicos na América Latina, a instituição conta, hoje, com 176 cursos de graduação, 130 de mestrado e 94 de doutorado. Segundo o Ranking Universitário Folha 2018, a UFRJ é a universidade mais inovadora do país, o que também se deve à sua pluralidade: seu corpo social é composto por mais de 67 mil estudantes, 4 mil docentes e 9 mil servidores técnico-administrativos.

A Universidade tem estrutura similar à de um município de médio porte, compatível com o seu grau de relevância estratégica para o desenvolvimento do país. Formou uma sucessão de ex-alunos notáveis, como o indicado ao Prêmio Nobel da Paz, Osvaldo Aranha; os escritores Jorge Amado e Clarice Lispector; o arquiteto Oscar Niemeyer; os médicos Oswaldo Cruz e Carlos Chagas; os jornalistas Fátima Bernardes e Ali Kamel e o matemático Artur Ávila, primeiro latino-americano a receber a Medalha Fields, prêmio oferecido a matemáticos com até 40 anos e considerado equivalente ao Prêmio Nobel.

Quarta instituição que mais produz ciência no Brasil, a UFRJ possui dois campi fora da capital fluminense: um em Macaé e outro em Duque de Caxias. Com projetos de ponta nas áreas científica e cultural, a antiga Universidade do Brasil tem sob seu escopo nove hospitais universitários, 13 museus, 1.274 laboratórios, 45 bibliotecas e um Parque Tecnológico de 350 mil metros quadrados, com startups e empresas de protagonismo nacional e internacional.