Pró-Reitoria de Políticas Estudantis apresenta plano de trabalho

Reforma da residência estudantil e atenção à saúde mental dos estudantes são destaques

Foto: Artur Moês (Coordcom/UFRJ)

A Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PR-7) apresentou na quinta-feira, 12/9, o plano de trabalho da nova gestão. No documento, estão as propostas que serão implementadas pela PR-7 nos próximos anos, com o intuito de apoiar a permanência dos estudantes na UFRJ. A apresentação, realizada pelo pró-reitor Roberto Vieira, aconteceu durante sessão do Conselho Universitário (Consuni).

Na ocasião, Vieira relatou os principais desafios enfrentados pela pró-reitoria e detalhou as propostas preliminares da equipe. Falou da importância da reconstrução do bloco B da residência estudantil, incendiado em 2017. O edital de licitação para essa reconstrução já está publicado e se pretende iniciar as obras ainda em 2019.

Segundo o pró-reitor, a pasta solicitou ao Escritório Técnico da Universidade (ETU)  um projeto para a reforma do bloco A. Ele espera que essa obra seja feita em paralelo com a do bloco B: “A gente espera que não só a solução desse problema do bloco A, como as outras obras necessárias (…) sejam feitas [em] paralelo com a reconstrução do bloco B. Ou seja, a nossa proposta é que daqui a um ano e meio, todo o conjunto, as duas residências, o bloco A e o bloco B, esteja pronto para utilização, sem problema”, disse.

O pró-reitor mostrou ainda preocupação com a inclusão das pessoas com deficiência na residência estudantil, ao expor a proposta de construção de quartos no andar térreo. Lembrou que atualmente não há quartos ali nem rampas de acesso. Mencionou, também, que a instalação de câmeras no alojamento está nos planos da nova gestão.

A criação de espaços de convivência nos campi e o redimensionamento da PR-7  fazem parte dos objetivos da pró-reitoria. Existem negociações desses espaços com a direção do campus de Macaé, já que a intenção é expandir a iniciativa a todos os campi. “A gente viu lá um espaço [em Macaé] que já é utilizado, que já estava cedido para utilização pelos alunos. A gente está construindo um projeto para fazer desse espaço, dentro de Macaé, um local de convivência, com a instalação de televisão, sofá, micro-ondas. Eles usam muito o micro-ondas lá, por conta da ausência de RU.”

Vieira enfatizou a importância do cuidado com a saúde mental dos estudantes, citando a proposta de a PR-7 identificar o perfil psicológico deles por meio de pesquisa. O pró-reitor apontou a relevância do atendimento da Divisão de Saúde ao Estudante (Disae) e ressaltou que a pasta não vai trabalhar só com questões emergenciais, e sim buscar as causas para os problemas psicológicos dos alunos.

O pró-reitor lembrou que as políticas estudantis praticadas pela UFRJ devem estar alinhadas ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), uma iniciativa do governo federal, criada em 2010, com a finalidade de ampliar as condições de permanência dos estudantes nas universidades públicas. As políticas estudantis, de acordo com as premissas do Pnaes, devem seguir os critérios do programa e ser desenvolvidas nas áreas de moradia estudantil, alimentação, transporte, saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche e apoio pedagógico. Além disso, devem promover inclusão social, qualidade de vida e democratização do ensino superior.

Ações integradas com a PR-1

A PR-7 tem propostas a serem efetivadas em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação (PR-1). São elas:

− Fortalecimento e padronização da ação das Comissões de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAAs).

− Implementação e estimulação da Semana de Acolhimento para os ingressantes em todas as unidades.

− Uniformização e ampliação dos Núcleos de Apoio Psicopedagógicos.

− Consolidação de um programa institucional para a saúde mental dos discentes.

− Elaboração de projeto com vistas à redução de retenção de disciplinas.

− Participação no Conselho de Ensino de Graduação (CEG).

Todas as propostas apresentadas pela PR-7

− Intensificar ações que promovam a saúde física e mental.

− Promover políticas de acolhimento e permanência.

− Reduzir as taxas de retenção e evasão.

− Aumentar a taxa de conclusão de curso.

− Intensificar condutas que visem à inclusão das pessoas com deficiência.

− Reformar o bloco A da residência estudantil.

− Reconstruir o bloco B da residência estudantil (incêndio em 2017).

− Redimensionar os espaços físicos da PR-7 em Macaé.

− Cercar e instalar câmeras nos blocos A e B da residência estudantil.

− Construir quadra poliesportiva e rampas de acesso na residência estudantil.

− Construir quartos para pessoas com deficiência no andar térreo da residência estudantil.

− Reestruturar os laboratórios de informática, cineclube e espaço cultural da residência estudantil.

− Construir academia, anfiteatro, área gourmet e área de convivência na residência estudantil.

− Criar espaços de convivência em Macaé, Duque de Caxias, Praia Vermelha e Cidade Universitária.

− Elaborar novo regimento para as residências estudantis.

− Identificar o perfil psicológico dos estudantes por meio de pesquisa.

− Construir o sistema integrado de gestão da PR-7.

− Construir restaurante universitário em Macaé.

− Definir missão, visão e valores da PR-7.

− Melhorar a comunicação e prestação de serviços da PR-7.

− Construir o Centro de Referência para a Permanência Qualitativa.

− Definir espaço físico e adequado à finalidade da PR-7.