Categorias
Memória

Qual a relação entre a Amazônia e Euclides da Cunha?

Projeto de extensão do CFCH discutiu a presença de questões ambientais na obra do autor


Foto: Compartilhando Leituras/Decania do CFCH

Euclides da Cunha descreveu a Amazônia como “um paraíso perdido”. O escritor, que também era engenheiro, foi enviado para a região em uma expedição que tinha o objetivo de demarcar fronteiras.

A experiência está presente em sua obra e isso levou o projeto de extensão Compartilhando Leituras a discutir o tema em seu último encontro. O evento foi realizado no dia 11/9, no campus Praia Vermelha, com o título Letras Verdes: a Atualidade das Questões Ambientais em Euclides da Cunha.

Ao conviver com ribeirinhos da região Amazônica, por exemplo, Euclides passou a descrever seus hábitos no livro À Margem da História. Um dos episódios narrados pelo autor é o ritual da “malhação de Judas”, que Anabelle Loivos, professora da Faculdade de Educação da UFRJ (FE), leu com o grupo durante a roda de conversa. A leitura foi feita de forma dramatizada, segundo ela, para que o texto pudesse “entrar na pele” daqueles que estavam presentes.

Em sua palestra, Anabelle destacou sua relação com a obra do autor. Ambos nasceram na mesma cidade, Cantagalo (RJ), e o pai de Anabelle trabalhou como administrador no Museu Casa de Euclides da Cunha. Isso permitiu que a professora fizesse, durante o evento, “uma narrativa afetiva” do trabalho do autor.

O projeto

Compartilhando Leituras é um projeto de extensão realizado pela Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), sob a coordenação das professoras Rejane Amorim e Valdete Viana. A equipe de execução é composta por dez estudantes extensionistas de variados cursos e centros da UFRJ.

A próxima edição do projeto será no dia 25/9, às 15h30, no auditório da Decania do CFCH (2o andar do prédio central). O tema da vez é Coisas que Viram Outras, e a palestrante, Ninfa Parreiras, realizará uma roda de conversa sobre Literatura Infantil. Para acompanhar o projeto, clique aqui ou acompanhe a página do CFCH: www.cfch.ufrj.br.

*Com informações do Setor de Comunicação do CFCH. O texto original, assinado por Ana Lúcia Andrade e Rebeca Calado, está disponível neste link: http://twixar.me/nfN1.