UFRJ presta contas do primeiro ano do incêndio do Museu Nacional

No evento, será assinado um protocolo de intenções envolvendo UFRJ, Unesco, BNDES e Fundação Vale

Neste sábado, 31/8, às 10h30, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) prestará contas a autoridades, parceiros e organizações nacionais e internacionais acerca dos resultados do trabalho de resgate realizado durante o primeiro ano após o incêndio do Museu Nacional, que aconteceu em 2/9/2018. O evento, que será fechado para convidados, coincide com o Festival Museu Nacional Vive, que contará com oficinas, mostras e exposições abertas à população, com entrada franca.

No encontro de prestação de contas está prevista, ainda, a formalização de um protocolo de intenções da UFRJ com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Fundação Vale. A ideia é estabelecer uma governança para o projeto Museu Nacional Vive, criando um ambiente adequado para atrair investimentos privados.

Estarão presentes no encontro a reitora da UFRJ, professora Denise Carvalho; o diretor do Museu Nacional, professor Alexander Kellner; o coordenador-geral de Planejamento e Orçamento das Instituições Federais de Ensino, Weber Gomes de Sousa; a coordenadora de Cultura da Unesco, Isabel de Paula; o diretor-executivo de Relações Institucionais e presidente do Conselho de Curadores da Fundação Vale, Luiz Eduardo Osorio; o presidente do BNDES, Gustavo Montezano; o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio de Janeiro, Manoel Vieira Gomes Júnior, e o coordenador da bancada fluminense em Brasília, deputado Hugo Leal.

O documentário Resgates, produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom) da UFRJ, será exibido em primeira mão para as autoridades presentes. A produção cinematográfica retrata depoimentos marcantes dos técnicos que atuaram nas obras emergenciais do Museu Nacional e destaca o momento de renovação frente ao episódio que marcou o mundo. Resgates estreia na webTV UFRJ no dia 19/9, em youtube.com/webtvufrj.

Após a assinatura do protocolo, os representantes das instituições concederão entrevistas à imprensa e, em seguida, farão uma visita guiada ao Palácio do Museu Nacional, restrita a autoridades e representantes das instituições.

Museu Nacional/UFRJ, Quinta da Boa Vista, s/nº, São Cristóvão

Informações: Sérgio Duque Estrada, Victor França e Tatiana Lima − imprensa@ufrj.br