UFRJ é a segunda melhor universidade do Brasil

Conclusão do Centro para Rankings Mundiais de Universidades, dos Emirados Árabes, mantém UFRJ em posição de liderança

Fachada do Prédio da Reitoria

Prédio da Reitoria – foto: Raphael Pizzino (Panorama UFRJ)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro foi classificada como a segunda melhor universidade do Brasil. Apesar de registrar queda em relação à avaliação de 2018, a Universidade ficou na terceira posição na América do Sul e quarta na América Latina neste ano. No cenário mundial, a UFRJ está na 349ª posição. O levantamento é do Centro para Rankings Mundiais de Universidades (CWUR, na sigla em inglês), uma consultoria na área de educação dos Emirados Árabes, e foi publicado na segunda-feira, 5/8.

A Universidade de São Paulo (USP) lidera o ranking no cenário latino-americano: 128ª posição. Depois dela e da maior federal do país, aparecem entre as brasileiras a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 353ª posição, e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em 444º lugar.

Produzido desde 2012, na edição deste ano o ranking aumentou de mil para 2 mil o quantitativo de instituições avaliadas. Paralelamente, modificou as notas máximas atribuídas aos indicadores: quantidade de ex-alunos vencedores de prêmios internacionais (25%), empregabilidade (25%), quantidade de docentes vencedores de prêmios internacionais (10%), número de publicações (10%), número de artigos publicados em revistas especializadas (10%), influência dos artigos (10%) e citações dos artigos (10%).

UFRJ terá setor responsável pelo acompanhamento de rankings

Com relação à classificação da Universidade em rankings nacionais e internacionais, a Reitoria recém-empossada criou a Coordenação de Avaliação Institucional, que terá, entre suas atribuições, o acompanhamento desses rankings universitários. Um dos principais objetivos do setor é fornecer dados atualizados da UFRJ às instituições responsáveis pelos levantamentos, visando melhorar a performance da Universidade.