Parque Tecnológico será sede do AIR Centre no Rio de Janeiro

Projeto tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas sobre mudanças climáticas e questões relacionadas ao Oceano Atlântico

A UFRJ, por meio de seu Parque Tecnológico e do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisas de Engenharia (Coppe), inaugura no próximo dia 9/8 o AIR Centre – Rio de Janeiro. O projeto  promoverá novos

Parque Tecnológio da UFRJ. Foto: Divulgação

conhecimentos sobre mudanças climáticas e o Oceano Atlântico, conectando tecnologias de águas profundas a tecnologias espaciais mediante  cooperação global.

O programa pretende identificar áreas de interesses científico e tecnológico mútuos que abordem as prioridades regionais e os desafios globais. A agenda científica do AIR Centre também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OBS) da Organização das Nações Unidas. A iniciativa contribuirá para transformar o parque, com o suporte do Lamce, em um laboratório vivo para a criação e demonstração de soluções inovadoras para o Oceano Atlântico.

Para José Carlos Pinto, diretor do Parque Tecnológico, a inauguração do AIR Centre – Rio de Janeiro é uma proposta extremamente relevante, pois concretiza o plano de desenvolvimento de parcerias internacionais da Universidade. “Esta inauguração realiza a estratégia de participarmos de forma plena e intensa em todas as atividades de pesquisa relacionadas ao Oceano Atlântico. Essas ações são muito relevantes para a UFRJ porque a Universidade abriga laboratórios de pesquisa de excelência nas áreas relacionadas ao estudo dos oceanos, à engenharia naval, às telecomunicações, dentre muitas outras, que podem ser associadas futuramente ao projeto. Além disso, a inauguração cristaliza uma rede de intercomunicações da UFRJ com o resto do mundo. Estamos muito contentes com a oportunidade de inaugurar o escritório do AIR Centre no Rio de Janeiro, no Parque Tecnológico, e convidar as empresas e a Universidade a colaborarem”, afirma.

Luiz Landau, diretor do Lamce, declara que o projeto é muito importante para que a UFRJ possa contribuir efetivamente com o desenvolvimento sustentável do ecossistema marinho: “O AIR Centre – Rio de Janeiro é uma iniciativa espetacular,  uma rede mundial para compartilhar conhecimento científico e tecnológico para responder aos desafios em torno do Oceano Atlântico, com foco na Agenda da ONU 2030. Será um enorme incremento para que a UFRJ possa efetivamente contribuir na busca de um desenvolvimento sustentável para o ecossistema marinho que nos banha e principalmente para as pessoas”.

Evento também marcará lançamento de programa Living Lab, do Parque Tecnológico

Na ocasião, será apresentado o programa Living Lab Rio, do Parque Tecnológico. A perspectiva é de um laboratório urbano aberto, voltado a aplicação, uso e estudo de soluções inovadoras que contribuam para tornar as cidades mais inclusivas, seguras e sustentáveis.  Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e concebido em parceria com a prefeitura e o governo do estado do Rio, o programa busca implementar soluções inovadoras para o desenvolvimento urbano da cidade. O objetivo é avaliar técnica e economicamente os impactos observados e, assim, possibilitar que a ação seja replicada nas demais cidades do país.

Sobre o AIR Centre

Com sede física nos Açores, em Portugal, o AIR Centre congrega governos, universidades, centros de investigação e empresas internacionais. Os países fundadores são Portugal, Espanha, Brasil, Angola, Cabo Verde, Nigéria, Uruguai, São Tomé e Príncipe, juntamente com o governo regional dos Açores. São ainda observadores, nesta fase, o Reino Unido e a África do Sul. O AIR Centre vai reunir cientistas e pesquisadores de diversos países, incluindo o Brasil, para desenvolver estudos sobre clima, biodiversidade, correntes marinhas e outros aspectos do oceano que possam ser usados a fim de gerar desenvolvimento econômico.

A inauguração acontecerá a partir das 9h, no auditório do Parque Tecnológico da UFRJ. Para mais informações acesse o site do Parque.