Plano de Integridade da UFRJ está aberto a contribuições

Documento visa consolidar política de mitigação de riscos na instituição

Foto: Raphael Pizzino (Coordcom/UFRJ)

A UFRJ torna público o seu Plano de Integridade e convida toda a comunidade universitária a contribuir para a construção de uma política de mitigação de riscos. O documento foi elaborado pelo Comitê de Integridade e aprovado pelo Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE).

De acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), o risco à integridade se caracteriza pela vulnerabilidade à ocorrência de corrupções, fraudes, irregularidades e demais desvios de conduta. Para evitar tais práticas, a Portaria CGU n° 57, publicada em janeiro deste ano, orientou as instituições públicas a formularem seus planos de ação.

Na UFRJ, foi criado o Comitê de Integridade, encarregado de estruturar, executar e monitorar a demanda. Segundo a Ouvidora-Geral da UFRJ e presidente do Comitê, Cristina Riche, o plano foi “redigido em articulação com os objetivos da UFRJ, com a autonomia universitária e com os princípios da Administração Pública”. Interessados em ler o documento devem solicitar a ouvidoria@reitoria.ufrj.br.