Nota sobre furto no Laboratório de Virologia Molecular

UFRJ buscará Polícia Federal para esclarecimento dos fatos

Esclarecemos que foram furtados do Laboratório de Virologia Molecular, do Instituto de Biologia da UFRJ, cinco compressores de ar-condicionado, um cabo alimentador do gerador (cujo material era de cobre) e cerca de 15 ferramentas da casa de máquinas.

A gerência administrativa do Laboratório acredita que o furto tenha ocorrido no último domingo, 28/7. O ambiente é monitorado por câmeras de segurança e as imagens serão analisadas detalhadamente.

O Laboratório fica no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ e é protagonista em diversas pesquisas estratégicas para o país, como da Aids, chicungunha, febre amarela, dengue e zika vírus. Foi o Laboratório que descobriu a presença do vírus Mayaro na região metropolitana do Rio de Janeiro.

A UFRJ repudia veementemente a violência contra o patrimônio público, principalmente aquela que prejudica o desenvolvimento dos saberes estratégicos para o país e a humanidade.

A UFRJ buscará a Polícia Federal para esclarecimento dos fatos e a Prefeitura Universitária está dando suporte ao Laboratório e acompanha o caso, confiante no trabalho das autoridades policiais.

Prefeitura Universitária
29/7/2019