UFRJ oferece licenciamento de patentes na área biotecnológica

Edital prevê direito de uso e de exploração exclusiva de criação protegida

Imagem: Marco Fernandes (Arquivo Coordcom/UFRJ)

A Agência UFRJ de Inovação anuncia abertura de edital de licenciamento de patentes na área de Biotecnologia. O objetivo é selecionar empresas ou grupos interessados em explorar comercialmente criações protegidas. A oferta é feita com base na legislação que regulamenta a transferência de tecnologia no Brasil (Leis n° 8.666/1993, 10.973/2004, 13.243/2016 e Decreto n° 9.283/2018).

Nesse certame, dois objetos registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) serão licenciados: Método de Promoção do Aumento Exacerbado da Biomassa Vegetal e Método para Promover um Aumento da Biomassa e Produtividade Vegetal e da Tolerância à Seca. Ambos foram desenvolvidos pelo Laboratório de Biologia Molecular de Plantas (LBMP), vinculado ao Instituto de Bioquímica Médica (IBQM) da UFRJ.

O LBMP tem como objetivo geral de suas pesquisas a identificação de mecanismos de controle que integram a regulação do ciclo celular com sinais ambientais endógenos e exógenos. Uma dessas pesquisas, iniciada há 25 anos, culminou na identificação de dois reguladores do ciclo celular – AIP10 e APC7 – que, quando têm sua expressão modificada, aceleram o crescimento de plantas, produzem maior biomassa vegetal e mais sementes. Os resultados também mostram que as plantas modificadas adquirem maior tolerância a estresses ambientais, como seca e doenças.

O edital fica aberto por 30 dias e está disponível neste documento. Já os anexos podem descarregados aqui: arquivo 1; arquivo 2.

Mais informações sobre o processo de seleção podem ser obtidas diretamente na Agência UFRJ de Inovação, situada à Rua Hélio de Almeida, s/n°, Incubadora de Empresas, prédio 2, sala 29. Telefones: (21) 3733-1793 e (21) 3733-1797.